No último final de semana de maio de 2012 se reuniram, em Joinville-SC, os jovens: Laura Burkhard, de Porto Alegre-RS; Pâmela Schulz, de Joinville-SC e Vinícius Iahn, de Palhoça-SC, que participarão do Programa Reverso OMEL, MEW e IECLB – Trabalho voluntário na Alemanha.
O encontro preparatório aconteceu na casa pastoral da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Bom Jesus, em Joinville/SC. O grupo foi acolhido pelo casal de anfitriãos: Sra. Fátima e P. Roberto Schulz e também pela filha Pâmela, que participará do intercâmbio. O encontro foi dirigido pela Diácona Simone Voigt, de Blumenau-SC, da Secretaria da Ação Comunitária da IECLB – Coordenação do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio. A Diácona trouxe muitas informações. Incentivou os jovens a estabelecer metas para este ano dedicado ao trabalho voluntário na Alemanha. “Refletir sobre essas questões em conjunto foi uma boa troca de experiências, nos conhecemos melhor, facilitou a nossa aproximação e provável companheirismo”, comentou o grupo. Minhas motivações pessoais de participar do voluntariado na Alemanha, portanto, não se resumem ao desejo de conhecer o país, sua cultura, seu povo e seu idioma. A proposta deste intercâmbio vem ao encontro de minhas buscas diárias: “Aprender servindo”, relatou a jovem Pâmela, na sua carta de motivação em participar do Programa Reverso.
Na manhã do domingo de Pentecostes, dia 27 de maio, o grupo participou do culto na comunidade Vila Nova. A liturgia foi coordenada pelo P. Roberto e a pregação foi conduzida pela Díacona Simone. Na ocasião, os jovens receberam a benção e o envio como representantes da IECLB para realizar o voluntariado na Alemanha.
No culto, foi lida a correspondência do P. Presidente Dr. Nestor Friedrich, que assim escreveu: “Hoje é Dia de Pentecostes. É o dia do nascimento da Igreja de Cristo. É o dia em que a Igreja cristã celebra que Deus foi, é e será seu companheiro e sua força onde o Evangelho de Jesus for testemunhado. Entendo que isto é um fato bem relevante no dia em que Pâmela, Laura e Vinícius são enviados pela IECLB para um período de intercâmbio na Alemanha. Primeiro, cada um desse trio está buscando uma profissão. Comunicação social, fisioterapia, fonoaudiologia, respectivamente. Conforme Martin Lutero, é na nossa profissão, através da nossa profissão que também testemunhamos o Evangelho da verdade e da diaconia. Segundo, enquanto vocês ainda estão na fase da formação profissional, surge para vocês essa bela oportunidade de uma vivência num outro país, no meio de outra cultura, num lugar diferente do costumeiro.
Trata-se de uma oportunidade rara para ver, conhecer e interagir com o diferente. Trata-se de uma oportunidade ímpar para crescer profissionalmente, pessoalmente, espiritualmente. Pois nós podemos confiar que, além da atenção que os seus familiares procurarão dar a vocês à distância, Deus vai lhes acompanhar através do Espírito Santo, orientando, consolando, apontando perspectivas novas, ensinando, fortalecendo. Sim, o Espírito Santo lhes assistirá para que vocês se sintam amparadas e amparado por Deus e esse período de intercâmbio seja tempo de crescimento na maturidade pessoal, profissional e espiritual. Vão, sejam bons representantes da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e sintam-se amparados e amparado pelo nosso bondoso Deus. Nestor Paulo Friedrich – Pastor Presidente da IECLB”
Também foi lida a correspondência do Pastor Sinodal Inácio Lemke, do Sínodo Norte Catarinense, que transmitia a seguinte mensagem: “No ano em que celebramos o Tema: COMUNIDADE JOVEM – IGREJA VIVA, estamos preparando jovens para intercâmbio junto a outra cultura e religiosidade. Como não posso estar presente neste importante dia, dia de envio, quero me fazer presente através desta pequena mensagem. Quero comunicar a vocês que como Pastor Sinodal e Sinodo Norte Catarinense estamos orgulhosos de vocês. Vocês estarão representando lá na Europa o nosso jeito de ser uma Igreja Jovem. Ao mesmo tempo, ao longo do intercâmbio, estarão somando experiência que trarão, ao retornarem para junto dos seus pais, amigos e comunidade, um pouco do jeito de nossos parceiros lá do outro lado do Atlântico. Desejo a vocês que este tempo seja otimizado da melhor forma possível. E quando a saudade bater, contem conosco. Enviaremos um abraço bem aqui da terrinha, nem que for por e-mail. Em oração pedimos que Deus sempre esteja cuidando de vocês. Pastor Sinodal Inácio Lemke”
No final do culto, a comunidade ofereceu um gostoso coquetel aos participantes do culto de Bênção e Envio. O grupo se reuniu, após o culto e confraternização comunitária, com o P. em. Helmuth Burger e sua esposa, que trabalharam na Alemanha. Após, tiveram um gostoso almoço de confraternização e encerramento do encontro preparatório.
Nós, membros da IECLB, reafirmamos aos jovens, os votos do P. Presidente da IECLB: “Vão, sejam bons representantes da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”. Igreja viva serve, servindo!