|

Duas jovens representaram o Sínodo Espírito Santo a Belém no mais importante evento para a juventude da Igreja Luterana nos Estados Unidos. O encontro aconteceu na cidade de Nova Orleans, no estado de Lousiana nos dias 18 a 22 de julho de 2012. O tema do encontro foi: “Cidadãos com os Santos”, baseado no texto de Efésios 2.19.

O evento contou com a presença de 33.000 jovens e adolescentes provenientes de todos os estados do país, além de representantes jovens de outros países. Antes do encontro em Nova Orleans, os delegados dos outros países foram acolhidos em Chicago, Illinois, onde também está localizada a sede da Igreja Evangélica Luterana dos Estados Unidos, para um período de adaptação e conhecimento dos demais representantes estrangeiros. Entre os países estrangeiros estavam representados jovens de: Madagascar, África Central, Malaui, Sérvia, Estônia, Romênia, El Salvador, Colômbia, Palestina, Suriname, Índia, Tanzânia e as duas jovens do Brasil, a Juliana Burzlaff, da Comunidade de Vitória, e Rebeca B. Foester, da Paróquia de Domingos Martins. Nesse seminário em Chicago, cada delegação teve oportunidade de apresentar um pouco da sua cultura e também da sua Igreja.

Depois desse período inicial, cada delegação foi acolhida por uma comunidade luterana nos diversos estados do país. Juliana e Rebeca foram recebidas por um período de dez dias na Comunidade Luterana Saint Jacob que fica na cidade de Anna, Ohio. Lá puderam conhecer mais de perto o trabalho comunitário e também ter um envolvimento com os jovens daquela comunidade. Nessa localidade fizeram uma apresentação do Sesb, da paróquia e dos trabalhos com a juventude em que participam aqui no Brasil. Foram também apresentadas ao bispo Luterano Callon Holloway do Sínodo Sul de Ohio, cuja sede fica localizada na cidade de Columbus. Em seguida, as duas jovens seguiram viagem para Nova Orleans, acompanhadas com os jovens, do Pastor Michael Althauser e de sua esposa Sue. O encontro em Nova Orleans teve uma programação variada com celebrações, palestras, oficinas, apresentações culturais e atividades diaconais.