|

Leonhard Friedrich Creutzberg (*1932)

HPD nº 382 “Feliz aquele que tem seu prazer na Lei de Deus”

O 3º filho do casal Georg e Marie Creutzberg nasceu em Salto Grande, Município de Bom Retiro, (hoje: Ituporanga), SC, no dia 21 de setembro de 1932, e no Dia da Reforma do mesmo ano ele foi batizado, sendo os padrinhos o pastor de Rio do Sul: P. Leonhard Grau e sua esposa Friedel, dos quais ele recebeu seus nomes: Leonhard e Friedrich.

De 1938 até 1949 a família Creutzberg viveu na Alemanha. Leonhard freqüentou a Escola Primária em Hohendodeleben e a Secundária em Magdeburgo. Ali música e canto faziam parte da vida familiar e do programa escolar.1

De volta ao Brasil, com 17 anos de idade, Leonhard passou a estudar no Instituto Pré-Teológico (1950-53) em São Leopoldo.

Ali foi o professor Max Maschler quem o influenciou na área de música e canto. Com ele chegou a conhecer algo sobre os grandes Mestres da Música e aprendeu a gostar da música erudita, e igualmente recebeu introdução no teclado (harmônio). Leonhard também participava do coral da escola. Em 1953 ainda aprendeu tocar trombone por ½ ano.

Após o estudo de Teologia (1954-58) serviu como pastor (1958-1993) nas paróquias em Santa Isabel, Lages, Blumenau-Garcia, Assis (SP) e Joinville.

Por onde ele passou, incentivou grupos musicais e coros. Sempre que possível participava dos coros das comunidades e, em casos de necessidade, até teve que assumir os ensaios e a regência.

Em Joinville, na falta de organista, ele deu aulas de harmônio a jovens interessados. E, já que gostava de música, mesmo não entendendo muito desta arte, ele teve que organizar os encontros anuais dos coros do Distrito Eclesiástico.

A partir de 1984 representou o DE de Joinville no Conselho Regional de Música da RE II. No mesmo ano começou a colecionar material sobre os hinários usados no âmbito da IECLB2.

Quando as Regiões Eclesiásticas foram extintas Leonhard continuou a colaborar, até 2004, nos Seminários de Música em Rodeio 12 (SC) como secretário e conselheiro espiritual.

Em 1997 foi convidado a participar da comissão que elaborou o segundo volume do HPD.

Aposentado em 1993, ele passou a cantar no coro da Paróquia Cristo Bom Pastor em Joinville. Este já havia participado em dois Festivais de Musisacra da IECLB. Em 1997 quis participar novamente e procurou duas músicas inéditas a serem ensaiadas.

Oziel Campos de Oliveira cedeu, para isso, Aqui você tem lugar, da autoria dele (HPD nº 325). E Leonhard3 se aventurou de transformar em versos o Salmo nº 1 e de inventar uma melodia para este hino: “Feliz aquele que tem seu prazer na Lei de Deus, o Eterno Senhor(HPD nº 382).

Ambos foram aprovados no Festival e, mais tarde, encontraram lugar no segundo volume do HPD.

Notas:

1 No Natal de 1940 os filhos mais velhos receberam como presente sua primeira flauta doce. O próprio pai ensinou as notas e os primeiros passos na arte de tocar.

Domingos a tarde foi dedicado uma hora aos ensaios. Não era difícil aprender a fechar os buraquinhos da flauta e tocar as melodias.

Mas o grande esforço para enxergar as notas causava muita dor de cabeça. – Anos mais tarde descobriu-se que Leonhard era míope, e depois, com óculos, tocar música dava mais prazer.

Uma das boas lembranças de Leonhard desta época de 10 anos em Hohendodeleben são as meditações vespertinas na família.

Após a leitura da Bíblia e do devocional sempre se cantava um hino. Desta maneira os filhos chegaram a conhecer grande parte do tesouro hinológico da Igreja.

Além disso, aulas de canto e de teoria musical faziam parte do programa escolar.

2 O resultado foi publicado em 2001 no livro Estou pronto para cantar, Editora Sinodal, São Leopoldo.

3 Já desde o seu ensino confirmatório gostava do Salmo 1 e não conhecia nenhum hino a respeito dele.