No dia 11 de novembro de 2012 reuniram-se, nas dependências da Comunidade de Santa Maria de Jetibá, os familiares das doze pessoas que faleceram na paróquia desde o mês de junho de 2012. Cinqüenta pessoas enlutadas participaram no encontro.
Nos dias que antecederam o encontro, as famílias enlutadas receberam uma visita pastoral em sua residência, ocasião em que lhes foi entregue o convite.
O encontro de famílias enlutadas na Paróquia de Santa Maria de Jetibá ocorre duas vezes durante o ano. Além de leitura e reflexão bíblica, de cânticos e orações, outro momento importante do encontro é o depoimento de cada família participante. Desta vez os membros de cada família enlutada foram convidados a ocuparem o espaço diante do altar, onde estava uma cruz vazia. Depois de colocarem flores e folhagens verdes na cruz, um membro de cada família relatou sobre as circunstâncias do falecimento de seu ente querido, sobre o sofrimento durante a enfermidade e morte, sobre os cuidados recebidos pela pessoa falecida e seus familiares, sobre manifestações de solidariedade e amor ocorridas na jornada do luto, sobre a dor e a saudade. Encerrados os depoimentos, a cruz, que antes estava vazia, agora estava repleta de flores e folhagens verdes, representando a saudade e a dor, mas também a esperança e a solidariedade, a vida abundante e eterna pela fé em Jesus Cristo.
Depois deste momento houve a rememoração do batismo e, antes do encerramento do encontro, a comunhão de mesa com um café da tarde, preparado por duas voluntárias da comunidade.