O projeto partiu de um trabalho de visitação a pessoas doentes e/ou idosas que vinha sendo realizado por lideranças de grupos de mulheres da Paróquia Caminho da Fé em Alta Floresta D’ Oeste/RO, especificamente das comunidades Luz no Mundo e Nova Esperança. O projeto tem como objetivo principal relembrar o significado do Advento e do Natal por meio de visitas as famílias da comunidade, tendo como instrumento para reflexão a coroa de Advento, símbolo vigente neste período dentro de nossas igrejas no Sínodo da Amazônia.O projeto foi orientado e acompanhado por Cristiane Ap. Andreatta (vice-secretária do departamento de mulheres no Sínodo da Amazônia); Ministra Cirlene Schönwald Dreissig (Orientadora Teológica do departamento de mulheres no Sínodo da Amazônia); Ministro Edson Plaster (pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Caminho da Fé em Alta Floresta D’Oeste/RO). As executoras do projeto compreendiam as lideranças dos grupos de mulheres das comunidades Luz no Mundo e Nova Esperança, tendo como público alvo as famílias destas comunidades.
O advento é o anúncio da boa nova, a preparação espiritual da cada cristão para o memorial natalino sendo que “Esta palavra vem do latim “Adventus” e significa “notícia”, “anunciar”, mas também foi utilizada como “olhar para trás, para o passado” e de lá trazer as notícias […]” (BERNER, 2008, não paginado). Cada elemento contido na coroa foi correlacionado com passagens da Bíblia. O arco representando a aliança de Deus com a humanidade (Gn 9.13; Lc 22.20); os ciprestes que simbolizam algo revigorante (Is 55.13; Jo 15.5); a fita vermelha que simboliza o ato da aliança pelo sangue de Cristo (Lc 22.20); as velas representam a vida que nos é dada por Cristo (Mt 4.16; Jo 1. 1-16).
O projeto ocorreu em quatro momentos sendo de capacitação das mulheres envolvidas na visitação, preparação do material, execução das visitas e celebração de encerramento. Iniciou-se no primeiro domingo de Advento onde as mulheres foram abençoadas, enviadas e apresentadas a comunidade para a realização da visitação. Nestas visitas a família era convidada a refletir sobre o que significa o Advento trazendo um olhar para os elementos contidos na coroa, sendo que cantos e orações também eram conduzidos.
O encerramento do projeto foi realizado junto a celebração de Natal onde todas as velas da grande coroa de advento foram acesas, semelhante à confeccionada em 1833, pelo teólogo evangélico Johann Wichern (1808-1881) que fundou a instituição diaconal Das Rauhe-Haus, em Hamburgo-Alemanha e que, utilizou uma armação em forma de círculo com velas para explicar suas meditações a partir do primeiro Advento naquela casa (BERNER, 2008, não paginado). Juntamente foi encenado o teatro intitulado como as quatro velas encerrando-se assim o ciclo de visitação de Advento.
As expectativas para com este trabalho foram alcançadas visto que ao bater de porta em porta todas se abriram a mensagem de Cristo trazida por estas mulheres de coragem, perseverança e firmes na fé que anunciaram mediante a Fé em Cristo Jesus: Preparem o caminho para o Senhor passar (Mt 3.3)! Foram visitadas 145 famílias aproximadamente. Assim como o anjo visitou Maria para anunciar a descida do Espírito de Deus que se faria carne entre os homens, Isabel recebe a visita de Maria, os pastores vão ao encontro da estrebaria e os reis magos seguem a estrela para visitar o menino Jesus, a visita no Advento vem trazer este espírito: relembrar a vinda de Cristo. Ir ao encontro do irmão em Cristo neste período teve como propósito estreitar as relações em comunidade relembrando o significado do Natal em meio à preparação do Advento.
Cristiane Aparecida Andreatta
Vice-secretária do departamento de mulheres no Sínodo da Amazônia
Paróquia Caminho da Fé/RO