|

A XVI Assembleia em Teófilo Otoni, MG, nos dias 8 e 9 de junho de 2012, por unanimidade aprovou e autorizou o Conselho Sinodal, através da sua Diretoria e do Pastor Sinodal, a elaborar um plano, ainda em 2012, para realizar o Planejamento Estratégico em nível do Sínodo Sudeste em 2013, tomando como logística de execução os quatro núcleos: Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”.

O Conselho Sinodal ocupou-se do tema nas suas reuniões de 10 de novembro de 2012 em Juiz de Fora, MG (Conselho Pleno) e de 08 de dezembro de 2012 em São Paulo, SP (Diretoria do Conselho). A ideia geral da sistemática a ser implementada e a sua motivação também foi levada pelo Pastor Sinodal a todas as conferências pastorais havidas ao longo do segundo semestre de 2012, para melhor entendimento de todos.

Desta forma o atual Conselho Sinodal e sua Diretoria apresentarão celebrarão na XVII Assembleia Sinodal – 2014 – que elegerá novo Pastor/a Sinodal e novo Pastor/a vice Sinodal, também ao novo Conselho Sinodal a ser investido nessa mesma ocasião, o resultado do Planejamento.

O Sínodo Sudeste da IECLB reitera as decisões de sucessivos concílios da nossa IECLB em despertar as comunidades, lideranças e instâncias o caminho missionário, através do PAMI, de forma organizada e sistematizada. Somos uma igreja em todo o Brasil com o modelo eclesiológico que cria interação, aprendizado, partilha e testemunha a partir das comunidades que dialogam com os seus diferentes contextos. O PAMI com a ferramenta do Planejamento Estratégico abre caminho e facilita a vocação da Igreja em servir e anunciar a mensagem da salvação de Deus.

A primeira etapa do Planejamento Sinodal se dará em fevereiro a agosto de 2013 através de duas reuniões em cada Núcleo do Sínodo. A segunda etapa será executada a partir de setembro de 2013, em nível de Sínodo, através de comissão específica já indicada.

O Texto-base do Plano de Ação Missionária da IECLB, Linhas Mestras do Plano Operacional do Plano de Ação Missionária da IECLB e Roteiro para o Planejamento Comunitário do PAMI 2008-2012 serão adotados como base teórica e metodológica.

O Planejamento contará com o embasamento prático dos resultados de exercícios de planejamento já realizado em comunidades, estatísticas, conhecimentos e experiências das lideranças e expectativas de todos os Campos de Atividade Ministerial dos Núcleos.

A coordenação será conduzida pelo Sr. Miltom de Oliveira nos Núcleo do Rio de Janeiro e Campinas, e pelo Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Almiro Wilbert, nos Núcleos de São Paulo e Minas Gerais. O Pastor Sinodal Guilherme Lieven acompanhará a primeira etapa e coordenará a segunda etapa do planejamento.