|

Geneva 11, Fevereiro 2013 (LWI) – A Federação Luterana Mundial (FLM) recebeu com surpresa a notícia de que o Papa Bento XVI planeja renunciar no 28 Fevereiro 2013 como chefe da Igreja Católica Romana.

A Rádio Vaticano disse hoje que o Papa havia anunciado a sua demissão pelao fato de que as suas forças não serem mais condizentes em virtude da idade avançada para exercer adequadamente o serviço petrino.

FLM Presidente Bispo Dr. Munib A. Younan e Secretário-Geral da FLM reverendo Martin Junge disseram ao Informação Luterana Mundial (LWI), eles estavam orando neste momento para o Papa e a Igreja Católica Romana. Eles expressaram seu grande apreço pelo compromisso do Papa Bento XVI para a busca da unidade da Igreja e por seu apoio contínuo aos diálogos ecumênicos.

Younan e Young destacaram os diálogos que a FLM e o Vaticano mantem por 50 anos e também a jornada enriquecedora comum, que o Papa Bento apoiou fortemente.

Eles lembraram a conversa entre o Papa e representantes da FLM durante uma audiência privada no Vaticano, em dezembro de 2010, quando o Papa manifestou sua gratidão pelos muitos frutos significativos que décadas de persistente diálogo bilateral entre luteranos e católicos romanos trouxeram.

Bento foi (85), foi eleito papa em 2005 após a morte do Papa João Paulo II.