Ministros e Ministras em Campos de Atividade Ministerial no Sínodo Sudeste reuniram-se em conferencia nos dias 04 a 06 no Lar Luterano Belém, Campinas – SP. Os participantes foram acolhidos com um jantar e confraternização organizados por Lideranças da União Paroquial de Campinas e membros da Diretoria do Lar Belém.
Além da importância da partilha, articulações, amizade, fortalecimento de compromissos ministeriais, meditações e culto, a Conferencia possibilitou estudos e debates. O primeiro estudo, coordenado pelo P. Dr. Renatus Porath, focou o contexto dos textos bíblicos em hebraico no período persa. A tarefa prática desafiou a tradução atualizada do Salmo 22, indicado para o Culto da Paixão em 2013. O P. Em. Wolfgang Lauer, por sua vez, apresentou subsídios para a reflexão sobre a violência na sociedade – uma visão a partir das prisões e contexto. Desafiou as Ministras e Ministros a se envolverem com a Pastoral carcerária, projeto do Sínodo Sudeste que ele e equipe coordenam. Chamou a atenção o relato de imagens e personagens da prisão.
A Conferencia do Sinodo Sudeste recebeu a visita de representante da Diretoria da AMA. Carlos Mees atualizou informações sobre a gestão da AMA, respondeu perguntas e posicionou-se diante de dúvidas dos membros associados. Também ouviu sugestões e relatos das dificuldades relacionados ao atendimento do Plano de Saúde que serve a AMA.
Após o culto, no segundo dia da Conferencia, o Pastor Sinodal Guilherme Lieven apresentou os temas e a agenda de desafios e compromissos de 2013. Referiu-se ao Planejamento do Sínodo a partir dos Núcleos, às vagas ministeriais, à Convenção de Ministras e Ministros da IECLB, à convocação da Assembleia Sinodal, aos Encontros Sinodais: Fórum da Mulher, de jovens e dos representantes da Diaconia Institucionalizada e Comunitária. Motivou o envolvimento dos Ministros e Ministras no debate sobre a Subsistência Ministerial, conforme encaminhamento do Conselho da Igreja. Ao final aconteceu a partilha de informações e iniciativas em andamento nas comunidades e Núcleos do Sínodo Sudeste.