O QUE DEUS EXIGE DE NÓS?
Miquéias 6.6-8
Sob esta temática reuniram-se 18 e 19 de março, representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR e Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB, no Centro de Eventos Rodeio 12. O seminário foi promovido pelo Conselho de Igrejas de Estudo e Reflexão – CIER, para preparar Ministros, Ministras e lideranças, para a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos – SOUC. O seminário contou com a assessoria da Teóloga, Dra. Mercedes Brancher, que fez todo um estudo e apresentação da sociedade da Índia, país que este ano trabalhou o rico material de estudo para a SOUC.
O texto original da SOUC foi preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia (SCMI), com a consultoria da Federação de Universidade Católica de toda Índia e do Conselho de Igrejas na Índia (NCCI).
A sociedade na Índia é dividida rigidamente em castas e conseqüentemente de grande injustiça social. No processo de preparação, do material pelas Igrejas na Índia, enquanto se refletia sobre o significado da Semana de Oração, ficou decidido que, num contexto de tamanha injustiça, em relação aos dalits (párias) na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não pode estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres entre os pobres.
Os dalits, no contexto indiano, são as comunidades que são consideradas “sem castas”. São as pessoas mais afetadas pelo sistema de castas, que é uma forma rígida de estratificação social baseada em noções de pureza e impureza rituais. Por este sistema, são classificadas como “mais altas” ou “mais baixas”. As com unidades de dalits são consideradas as mais impuras e causadoras de impureza, sendo por isso colocadas fora do sistema de castas e chegaram mesmo a ser chamadas de “intocáveis”. Por causa desse sistema os dalits são socialmente marginalizados, politicamente mal representados, economicamente explorados e culturalmente subjugados. Quase 80% dos cristãos indianos têm origem nessas comunidades.
Todo o estudo e Seminário foi iluminado a partir do profeta Miquéias, sobre saindo o Tema O QUE DEUS EXIGE DE NÓS?
A Semana de Oração este ano acontece nas comunidades de 12 a 19 de maio de 2013.