|

Entre os dias 26 e 27 de abril de 2013 reuniram-se igrejas com a intenção de pensar o ecumenismo no estado do Maranhão o fizeram animadas e animados com a oração do Senhor Jesus que diz: ”Agora estou indo para perto de Ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai Santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um.” (João 17.11).

Estiveram representadas neste Seminário as Igrejas: Católica Apostólica Romana, Congregacional do Angelim, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Evangélica de Confissão luterana no Brasil. O tema do encontro foi: Igrejas compartilhando a fé e vivenciando o Evangelho.

As Igrejas foram lembradas quanto ao significado da palavra ecumenismo: “Casa comum”. Esta casa, o Oikos, que nos é comum é o próprio Cristo que com sua mensagem de fé e de misericórdia nos envia a todos e todas para sermos exemplo no mundo. Foram trazidas ao conhecimento das pessoas presentes diferentes situações de injustiça no estado do Maranhão que demandam uma intervenção da Igreja de Cristo. Também se percebeu que as igrejas devem orar juntas e para que isso comece a acontecer, decidiu-se que a celebração da Semana de Oração pela unidade das pessoas cristãs será inspirada em todo o estado.

Decidiu-se que ações ecumênicas devem ser animadas e executadas durante o ano e que em março de 2014 será feito um novo encontro em uma cidade mais central do estado. Para este seminário pretende-se convidar assessoria do CONIC nacional. Entre os dois seminários pretende-se amadurecer a ideia do que se deseja como grupo ecumênico no estado para que então em março seja decidido em reunião maior.

Como igrejas, reconhecemos a nossa responsabilidade pela justiça social. Como igrejas, reconhecemos nossa vocação profética, como igrejas, desejamos ser a diferença no Estado do maranhão e desejamos ser essa mudança de forma conjunta em alegria, gratidão e misericórdia.
Que a graça de nosso Senhor que excede todo o nosso entendimento seja com todos e todas vocês. Amém.

Pastora Barbara Kugel e Pastora Franciele Sander pelo grupo ecumênico