A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Rio XV de Novembro está localizada as margens do Rio XV de Novembro que divide os municípios de Ecoporanga e Vila Pavão, Norte do Estado do Espírito Santo. Há famílias morando nos dois municípios. A Comunidade foi fundada no ano de 1958 e conseguiu crescer e se desenvolver até a década de 70.
Neste período começou uma grande migração para Rondônia. Várias comunidades existentes na região como: Rio do Norte, Três de Agosto, 12 de Novembro e Jacutinga foram desativadas por causa da saída de membros. As pequenas propriedades foram vendidas, surgindo as fazendas. A Comunidade do Rio XV conseguiu sobreviver graças à união e disposição dos membros que permaneceram na região. Com o tempo, pessoas novas foram chegando e se filiando a comunidade. Havia certo desânimo quanto ao templo, que já estava velho e precisando de reformas. A maioria dos membros da comunidade é formada por pequenos agricultores.
Os membros se uniram em mutirão e começaram a demolir paredes, tirar o piso, etc. Um pedreiro foi contratado e as obras começaram. Todos estão se empenhando com doação de dias de serviço e material de construção. O templo ficou pronto. As janelas foram trocadas, o piso de granito está pronto. Paredes foram lixadas e pintadas e o telhado foi trocado. O altar, a pia batismal e o púlpito de granito já chegaram. E agora?
Havia um velho sonho, outrora impossível para a comunidade: ter um templo com torre. Continuamos a luta para termos a nossa torre. Aos poucos ela está tomando forma. As construções são um reflexo da vida comunitária ativa que há. Temos um coral, o grupo da OASE e JE que estão animados. Estamos formando um grupo litúrgico que está dando os primeiros passos. Que Deus abençoe esta brava gente Luterana que faz parte da IECLB.