A proposta do Planejamento Estratégico Participativo no Sínodo Sudeste – IECLB a partir dos quatro Núcleos (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Minas Gerais) está em andamento. A primeira etapa já aconteceu em todos os núcleos. Atingiram o 3º passo do Planejamento Estratégico do Plano de Ação Missionária da nossa IECLB – PAMI.
Tem sido uma grande oportunidade de reunir leituras importantes da realidade das Comunidades e Paróquias, de incluir novas ideias que motivem e ampliem a Missão no Sínodo Sudeste a partir das iniciativas, deliberações e ações dos Núcleos. Usando as motivações do Tema e Lema do ano 2013 da nossa IECLB podemos afirmar que os participantes vivem comunidade. O envolvimento das lideranças nessa importante atividade tem sido expressivo. Na primeira etapa os quatro encontros reuniram mais de 60 lideranças e Ministras e Ministros com Ordenação.
Diante das novas etapas, já agendadas para Julho, acreditamos que será possível a concretização da proposta de levar para a XVIII Assembleia Sinodal, em 2014, um substancial resultado do Planejamento. O plano implementado prevê que, após as etapas em nível dos Núcleos, uma comissão específica sistematizará as leituras, diagnósticos e propostas de ação missionária, contemplando as dimensões da Diaconia, Evangelização, Liturgia e Comunhão.
O Núcleo Campinas, no último sábado, 29/6, sob assessoria do Sr. Miltom de Oliveira realizou o 3º encontro (de 9h às 12h30m). Chegaram até o passo 6. Na próxima reunião do grupo certamente o planejamento será concluído. A expectativa envolve a redação de um documento, Plano de Ação operacional, para ser apresentado formalmente as Comunidades e Paróquias da UP (Núcleo) Campinas. Nessa ocasião celebrarão (8º Passo) em ação de graças a Deus pelo trabalho realizado.
O Núcleo RJ fará o seu 2º encontro no próximo sábado, 6/7, em Petrópolis-RJ, também com a assessoria de Miltom de Oliveira. A meta é avançar até o Passo 7. No 1º encontro, em abril, conseguiram atingir o proposto, isto é, avançar até o Passo 3 – identificando as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças relacionadas a Missão no Núcleo.
O Núcleo São Paulo iniciou as atividades do Planejamento Estratégico Participativo em 09 de março. O assessor das etapas no Núcleo São Paulo, Sr. Almiro Wilbert, percebeu interesse proativo de alguns, mas ao mesmo tempo sinais de participação reativa de outros, sinalizando descompromisso com as propostas acordadas. A segunda reunião está agendada 20/07. A falta do retorno dos participantes de tarefas distribuídas e a possível troca de vários lideranças previstas para a segunda reunião representam uma certa incógnita com relação à continuidade ou necessidade de retomada de passos já vencidos no primeiro encontro em março. Permanece a preocupação em relação ao comprometimento da substancial participação do Núcleo São Paulo no Planejamento do Sínodo Sudeste.
No Núcleo Minas Gerais – assessorado por Almiro Wilbert, o grupo que participou na primeira etapa, em 20 de abril demonstrou participação proativa e esperançosa de encontrar ajuda no planejamento. A primeira reunião na Comunidade em Belo Horizonte foi bem animada e produtiva. O autodiagnóstico foi concluído e iniciada a sistematização dos aspectos levantados. O orientador do trabalho concluiu esta sistematização e a colocou no relatório para avaliação, correção e/ou complementação e priorização de todos os participantes como dever de casa. Este será o material de entrada para o próximo encontro agendado para o dia 06/07 na Comunidade em Funil.
Já no caminho, antes de atingir as metas propostas contatamos, e agradecemos a Deus pela bênção e vocação, o engajamento de pessoas, lideranças e Ministros/as que, apesar dos desafios do dia-a-dia participam do Planejamento com interesse em discutir, partilhar experiências, propor alternativas e somar na busca por ações missionárias nas Comunidades e Paróquias da IECLB no Sínodo Sudeste. As etapas do Planejamento Estratégico Participativo implementado no Sínodo Sudeste testemunha que a graça e o amor de Deus nos salvam da indiferença, e nos transformam em pessoas vivas e livres da morte, prontas para criar e interagir com a presença de Jesus Cristo no mundo. Damos graças a Deus pelas etapas do Planejamento Estratégico Participação em andamento nos Núcleos do Sínodo Sudeste – IECLB.