|

No primeiro dia da Reunião do Conselho da Igreja com a participação da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB, realizada nos dias 2 e 3 de agosto de 2013, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS, a meditação foi conduzida pelo Assessor Teológico da Presidência, P. Dr. Romeu Martini.

Na sua fala, o P. Romeu mencionou as Senhas Diárias previstas para a data, Isaías 27.3 e 1Tessalonicenses 5.23. Na oração, agradeceu a Deus por, sob a sua graça e orientação, ser possível planejar os passos da IECLB e pediu que o fruto deste trabalho possa receber a benção de Deus.

Com o acompanhamento dos hinos 274, 342, 346 e 347, o P. Romeu lembrou que, em 2013, o Livro de Culto da IECLB completa dez anos e explicou a importância do ‘Ordo’, a estrutura da liturgia, o seu conjunto de elementos e a tarefa de moldar a liturgia, e o significado do Kyrie eleison (Senhor, tem piedade de nós).

Como exercício, o Assessor Teológico convidou os presentes a escreverem o que ‘estava no coração’, pedindo piedade ao Senhor. Entre os pedidos, estiveram ‘mais respeito entre as pessoas’, ‘menos injustiça social’, ‘uma Igreja que realmente viva em comunidade’, ‘diminuição do sofrimento decorrente de marginalidade, frio, fome e doença’, ‘mais unidade familiar’ e ‘ajuda para ver o caminho’.

Após discorrer sobre Lucas 2.12-14, foi o momento de compartilhar os motivos de gratidão e louvor a Deus. Entre os agradecimentos: ‘saúde’, ‘o fato de estarem todos reunidos para decidir sobre o futuro da Igreja’, ‘família’, ‘força diante das dificuldades’, ‘dom da vida’ e ‘possibilidades de recomeço’.

Os principais assuntos abordados no encontro foram:

– Plano de Seguridade Ministerial/Associação de Mútuo Auxílio (AMA) e a implantação de uma Política de Subsistência Ministerial, uma meta a ser alcançada até 2018.

– Ofertas Nacionais e Especiais do Plano de Ofertas da IECLB 2014.

– Complementação de Subsistência Ministerial – quadro geral de informe sobre repasses.

– Entrada de Ministros na Inatividade e desligamento do quadro de Ministros, além de falecimentos de Ministros/parentes.

– Finanças e Patrimônio.

– Resultados do Exame de Admissão e Designação ao PPHM 2013 para registro em ata da ConSec e conhecimento do Conselho da Igreja. Os Candidatos aprovados e as Candidatas aprovadas, no total de 12, foram inscritos no quadro de Candidatos ao PPHM e encaminhados para a Reunião da Comissão de Designação e Envio, que se reuniu no dia 18 de julho, ocasião em que foram analisados os Campos de PPHM disponíveis e os candidatos a serem designados.

– Programa de Acompanhamento a Estudantes – foram destacadas cada uma das cinco dimensões do Programa e as ações realizadas: Mentoria Espiritual (Capacitação de Mentores: 1º Encontro de Mentoria Espiritual – junho/13 – Porto Alegre – 10 Ministros e Ministras / 2º Encontro de Mentoria Espiritual – agosto/13 – Curitiba – previsão de 10 Ministros e Ministras / Previsão de implementação da Mentoria espiritual para os estudantes do 5º semestre), Orientação e planejamento da atuação ministerial, Diálogo com os Centros de Formação (Encontro com Docentes – junho/13, sob o tema ‘Como lemos a Bíblia?’, com 10 Docentes da Faculdades EST, 7 da FLT e 5 da FATEV, além de Assessores convidados pela Presidência – P. Dr. Luís Henrique Dreher, Pa. Dra. Ivoni Richter Reimer e P. Dr. Leandro Otto Hofstätter), Retiros (1º Retiro – 31/08 e 1º/09/13, sob o tema ‘Espiritualidade’, com assessoria de Pastor, Psicóloga, Psicopedagoga, Catequista e Musicista) e Investimentos financeiros.

Na Meditação do segundo dia da reunião, organizada pelo Presidente do Concílio da Igreja, Nivaldo Kiister, os participantes puderam conhecer um pouco do trabalho diaconal realizado pela Associação Albergue Martim Lutero (AAML), uma organização vinculada confessionalmente à IECLB e que, há mais de 30 anos, tem como objetivo dar suporte às pessoas do interior do Estado do Espírito Santo que buscam hospitais da Grande Vitória para tratamento médico especializado. O AAML oferece hospedagem com quatro refeições, apoio no agendamento de consultas e outros procedimentos e acompanhamento pastoral e psicológico. A Associação tem como característica principal cuidar do ser humano e oferecer-lhe um espaço para refazer e potencializar a vida para hábitos mais saudáveis. Junto com outros parceiros institucionais, como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Secretaria de Saúde (SESA) e Prefeituras Municipais, desenvolve o Projeto de Atendimento Dermatológico (PAD). Em 11 municípios, no interior do Estado, além do atendimento ambulatorial, faz pequenas cirurgias e, por meio de palestras, propõe mudanças comportamentais mais saudáveis em relação à exposição ao sol e à alimentação. Com a criação da AAML, todas as Comunidades da IECLB no Espírito Santo passaram a apoiar o Albergue e os demais programas de atuação da instituição. O Presidente do Concílio da Igreja afirmou que o Albergue quer ter voz profética, por isso promove palestras sobre saúde preventiva. Citando a Parábola do Bom Samaritano, Nivaldo chamou atenção “Devemos olhar para alguém e não para quem. Isso é diaconia”.

O encontro também foi oportunidade para um pedido importante do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich: o respeito pelas regras o bom senso quanto ao uso da logomarca da IECLB em materiais impressos e eletrônicos diversos, além de – e principalmente – respeito pelos membros, pela Direção e pela instituição IECLB como um todo ao participar de chats e grupos nas Redes Sociais. “Estes espaços se dizem de e para ‘amigos e amigas’. Amigos e amigas não falam mal dos seus amigos e amigas, muito menos publicamente, ainda mais em rede e sem controle de onde estas informações vão chegar. Amigos e amigas não divulgam o que os separa, mas, sim, o que os une. Assim também deve ser na IECLB. Que os amigos e amigas da IECLB divulguem as inúmeras belas iniciativas que vão pela nossa Igreja. Acessem o Portal Luteranos e divulguem, repliquem as informações nas Redes Sociais. Vamos cuidar bem do bem da IECLB!”, incentivou.