|

Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós….   1 Pedro 5.1

O Seminário de Presbíteros do Setor Norte do Sínodo, realizado em Balsas de 16 a 18 de agosto 2013, superou distâncias, fortaleceu a comunhão de pessoas às quais foi dada a tarefa de cuidar bem das comunidades da IECLB nessa enorme área geográfica, e aprofundou o tema diaconia.

Saudados, na abertura, pelo Vice-Pastor Sinodal Dalcido Gaulke, acolhidos pela pastora local, Bárbara Kugel, pela presidente da Comunidade de Balsas, Annie Hoogerheirder, e dirigidos na meditação de abertura pela secretária Luciane G. Piovesam, devidamente apresentados pela representante de Balsas no Conselho Sinodal, Áurea Lemke, 16 participantes, apesar da centena de kms rodados, ainda tinham ânimo e forças para ouvir sobre os primórdios da diaconia nas informações do Diácono Erivelton Reinke e um olhar mais prático da Diaconisa Edith Tesche.

Iniciando o sábado com a meditação coordenada pelo P. Gerson Acker, logo foram conduzidos ao tema diaconia do ser, participar, testemunhar: eu vivo diaconia na comunidade pela Diácona Vera Nunes, assessora do seminário, pensando e criando um caminho na reflexão diaconal. Valeu para mostrar a cara e dar cor à diaconia e discutir os assuntos próprios de cada local. Como agir diaconalmente? Somos importantes nos planos de Deus para agir e fazer a vida acontecer. Momento bonito foi celebrar os 10 anos de ordenação do Diác. Erivelton.

No domingo, a celebração de enceramento foi rica pelas músicas, pela comunhão dos ministros e membros, pela lavra interpretada pelo P. Dalcido; também pelo ágape, lembrando a igreja primitiva. No rio Balsas, descida de boia, reservou muitas emoções. Mais de 50 pessoas desceram o rio em cujas margens um grupo preparou o almoço. Churrasco? Claro, e muito bom.

Assim tem sido nos seminários anteriores: a comunidade anfitriã, de Balsas, saiu enriquecida, todos os sentidos. Essa foi também a meta colocada para esses seminário: valorizar e conviver com a comunidade local, apesar das distancias percorridas e que, às vezes, cansa e prejudica a participação.