|

 

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

Quinta, 22/08/2013

19:00 h: Presbitério na Capela de Cristo

Domingo, 01/09/2013

15° Domingo após

Pentecostes

10:30 h: Culto com Santa Ceia na Capela de Cristo (P. Guilherme)

18:00 h: Culto com Santa Ceia no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme)

Terça, 03/09/2013 19:00 h: Diadema – Estudo Bíblico
Quinta, 05/09/2013 14:30 h: Capela de Cristo – Reunião do Grupo de OASE

Domingo,

08/09/2013

16° Domingo após

Pentecoste

10:30 h: (P. Guilherme) – Capela de Cristo – Culto

12:00 h: Capela de Cristo – Ensaio do Coral

18:00 h: (P. Guilherme) Diadema – Culto

 

 

 

 

 

 

 

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste 15° domingo após Pentecostes refletimos sobre Gênesis 28,11-22, texto famoso sobre Jacó que vê no sono uma escada que leva até o céu e encontra Deus que reafirma a ele todas as promessas dadas anteriormente a Isaque, seu pai e a Abraão, seu avo. Deus promete estar ao lado de Jacó para sempre e promete cumprir todas as promessas dele.

Quem lê este texto sem considerar o contexto talvez chega a conclusão que é mais uma das histórias do Antigo Testamento que fala do encontro de uma pessoa com Deus e das promessas que este faz. Mas se levamos em consideração que a pessoa em questão é Jacó, e se observamos sua situação naquele momento, salta aos olhos que Deus nos surpreende e Jacó também.

Jacó realmente é um malandro conhecido. Foi ele que enganou com sua mãe Rebecca seu velho pai Isaque para conseguir a benção dele no lugar do irmão Esaú que, sendo mais velho, teria o direito. O respeito diante da benção é tão grande que Isaque não tem como retroagir, mas mesmo assim no momento deste texto Jacó está fugindo diante da raiva de Esaú para a casa do seu tio Labão, irmão de Rebecca. É uma boa pergunta saber se Deus pode estar com este malandro. Ele não deveria abandoná-lo já que ele mostrou ter carater complicado.

Chama atenção que no texto não há juizo moral sobre este comportamento. Mas podemos imaginar que Jacó estava com dúvidas profundas porque teve uma atitude que o forçou a fugir. Está em jogo todo futuro dele. Nesta incerteza irrompe Deus com sua presença e deixa claro que sua fidelidade é maior que os erros de Jacó. Nâo o abandonará, escreve literalmente reto por linhas tortas.

Isto não fica sem efeito em Jacó. Ele se comove e promete reservar o dízimo de tudo que produz para Deus como oferta de gratidão. Ele se reimplica com a sua vida na história da promessa de Deus. Aposta sua caminhada na consistência desta promessa e conecta-se literalmente com Deus com a promessa de dar o dízimo.

E nós? É impressionante como Deus é mostrado nesta saga antiga no meio da vida. Ele não fica a margem, nem tem medo de entrar em contato com as baixadas humanas. Podemos aprender que mesmo no abismo Deus está conosco e pode nos re-encaminhar no próximo instante.

Isto pode ser uma grande novidade para nos porque é bem típico que pensamos que Deus não está mais conosco quando erramos. Caimos num burraco profundo. Mas podemos fazer a experiência de Jacó que Deus nós espera onde menos imaginamos. E podemos dar o segundo passo que Jacó dá: Implicar nossa vida com Deus ofertando uma parte do que ganhamos para as causas de Deus. Assim toda nossa vida fica conectada com ele.

Saudações

P. Guilherme Nordmann


Nova matéria em nosso espaço na internet www.luteranos.com.br/capeladecristo:


Luz da Semana – Para nossa reflexão

Bênção:

O Senhor,
de cujas mãos tu vens, e que é o teu pai,
te abençoe,
ele te deixe crescer e amadurecer no corpo e na alma.
Ele te guarde
de medo e perigo e de todo mal.
Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti
como o sol sobre a terra
e tenha misericórdia de ti,
perdoe as tuas dívidas e te liberte.
O Senhor sobre ti levante o seu rosto
e olhe em amor para ti e te console
e te dê a paz,
o equilíbrio entre as forças que agem em ti.
Assim seja no tempo e na eternidade.
Assim seja para ti.

Amém.