As meditações com as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no ILEP – Instituto Luterano de Educação do Parecis – foram animadas!
Cantamos e brincamos cantando “Temos olhos para ver”, percebendo, através da música, que assim como cada membro do corpo é importante também cada pessoa do grupo é importante.
Mencionamos os órgãos que formam o nosso rosto e demos especial atenção à boca e à língua. Produzimos sons divertidos com nossa língua e comentamos que com a boca e a língua podemos comer, dar beijinho e conversar. Infelizmente, nem sempre usamos bem nossas palavras!
A partir da história “Você sabe guardar segredo?”, da autoria de Mary França e Eliardo França, entendemos que, muitas vezes, agimos como o Linguarudo, nosso fantoche de língua bem comprida que fala além da conta e não se mostra como uma pessoa de confiança. Além da fofoca, muitas vezes, colocamos “chapéus” nas colegas e nos colegas tachando-os com adjetivos pejorativos!
A Chica, nossa outra fantoche, nos ensinou que podemos utilizar nossa boca e nossa língua para elogiarmos nossas colegas e nossos colegas dizendo-lhes que são pessoas verdadeiras, simpáticas, amorosas, legais, prestativas e companheiras. Como é bom quando alguém nos diz isso!
Repetimos a palavra bíblica que diz, conforme Provérbios 18.21: “Use bem as suas palavras!”
Com canção, oração e bênção encerramos as meditações. O marca-página de lembrança ajudará a cada uma e a cada um a lembrar-se do desafio: Perceber e valorizar as qualidades das nossas colegas e dos nossos colegas e falar bem das pessoas! Ser pessoas de confiança!