Durante a audiência com o Papa Francisco no Vaticano (21 de outubro de 2013), os/as Dirigentes da Federação Luterana Mundial (FLM) expressaram um profundo agradecimento pela colaboração da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) que possibilita que as Igrejas possam reforçar o compromisso com os/as pobres e vulneráveis. Como pessoas que se encontram em Cristo, somos chamados/as a acompanhar os pobres e vulneráveis. A mensagem da reconciliação que nos é confiada, se converte em esperança para nosso mundo fragmentado e seu desejo por paz com justiça, disse o Bispo Dr. Munib Younan, Bispo da Igreja Luterana na Jordânia e Terra Santa e Presidente da FLM, na saudação ao Papa Francisco. O Bispo Younan expressou gratidão pelos marcos ecumênicos com os católicos, incluindo a recente publicação do relatório Do Conflito a Comunhão: Luterana-Católica na comemoração comum em 2017, que traz um enfoque comum para os 500 anos da Reforma que acontecerá no ano de 2017. Entre outras, o Bispo Younan recordou o diálogo permanente sobre o Batismo pela Comissão Católica-Luterana, que também em 2017, celebrará seu 50 aniversário.
Na sua resposta, o Papa Francisco, disse que confrontar a realidade histórica da Reforma é importante, que permite que católicos e luteranos re regozijem juntos no desejo de unidade que o Senhor despertou em nossos corações, e que, nos fazem olhar com esperança ao futuro.
O Secretário Geral da FLM, Reverendo Martin Junge agradeceu ao Papa Francisco pela sua posição clara e apaixonada de que os governos protejam os/as Imigrantes e Refugiados/as. O Reverendo Junge entregou uma chaleira de uma mulher refugiada da Somália do acampamento de refugiados/as maior do mundo, Dadaab. Explicou que o chá quente era o que restava a muitas pessoas que sofriam como refugiadas do Quênia.
O Papa expressou seu sincero agradecimento pela chaleira recebida, disse que é um presente que guardará como recordação da dimensão do ecumenismo do martírio.
A Delegação da FLM esteve composta pela Bispa Susan C. Johnson (América do Norte), Pastora Dra. Gloria Rojas Vargas (América Latina el Caribe) y Kwon Eun Ms-hae (Ásia), Bispo Dr. Milos Klátik (Presidente do Comitê do Conselho para a Teologia e as Relações Eumênicas), o Reverendo Dr. Kaisamari Hintikka, Secretario Geral Adjunto da FLM para as Relaciones Ecumênicas; o Bispo Emérito Dr. Eero Huovinen (Finlandia) e o Prof. Theodor Dieter, Diretor do Instituto de Investigação Ecumênica em Estrasburgo, França.
Informação e foto recebidas do Pastor Gerardo Hands Colmenares da Igreja Evangélica Luterana na Venezuela (IELV). Tradução livre do Pastor Sinodal João Willig