Proclamar Libertação 37 – Apresentação
Paulo escreveu: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (…) Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10.13-15).
Olhemos o texto de Paulo de trás para frente. “Coisas boas” resumem-se, neste caso, ao evangelho. Numa frase: Nasceu uma criança num cocho de animais. Ela é o Salvador! Quem falar dessas “coisas boas” fará algo muito, mas muito especial: estará a serviço de Deus; ocupar-se-á com a diaconia da Palavra e conduzirá filhos e filhas de Deus para olhar a criança na manjedoura e para crer que ela é o Salvador do mundo. Quão formosa tarefa! Nas palavras de um poeta, a tarefa da pregação é assim cantada: Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, as boas-novas! A paz, as boas-novas!
Proclamar Libertação (PL) foi criado para ser ferramenta-chave diante da tarefa da pregação da Palavra em seu sentido mais profundo, correto, denso, visando alcançar a comunidade. Portanto falar de PL é tratar de quase quatro décadas de história, material que fornece elementos exegéticos, retóricos e homiléticos para a pregação da palavra de Deus.
Cuidar, com tudo o que esse verbo implica, é um imperativo evangélico e, portanto, uma das mais importantes tarefas da igreja cristã. E a atual gestão da IECLB, eleita no Concílio de Foz do Iguaçu em 2010, tem procurado ir à raiz dessa incumbência. Para isso propõe o cuidado com a fé, com as pessoas e com a ação missionária como plataforma básica de atuação.
Na condição de líderes, em se tratando especificamente de ministros e ministras, cabe-nos cuidar bem das pessoas, dos espaços, das ações missionárias e da herança teológico-confessional que herdamos. Nas palavras do apóstolo Paulo, cabe-nos cuidar bem do culto cristão, zelando pela sólida, convincente, comunicativa e séria pregação do evangelho.
Seja o PL um instrumento que também fortaleça a unidade de púlpito e a clareza confessional em nossa igreja. Martim Lutero já dizia que o evangelho se prega com a boca e com a mão. Que Deus continue utilizando cada gesto, cada olhar, cada palavra de pregadoras e pregadores para mostrar cada vez mais sinais de Seu Reino entre nós!
Quão formosos são os pés dos e das que anunciam a paz, as boas-novas! A paz, as boas-novas!
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
Proclamar libertação é uma coleção que existe desde 1976 como fruto do testemunho e da colaboração ecumênica. Cada volume traz estudos e reflexões sobre passagens bíblicas. O trabalho exegético, a meditação e os subsídios litúrgicos são auxílios para a preparação do culto, de estudos bíblicos e de outras celebrações. Publicado pela Editora Sinodal, com apoio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).