|

CULTO COMEMORATIVO DE JUBILEU DE CONFIRMAÇÃO
Daniele Haak – Paróquia da Paz

 No dia 24 de novembro, aconteceu na Paróquia da Paz o culto alusivo ao Jubileu de Ouro (50 anos) e Jubileu de Diamantes (60 anos) de confirmação. Também comemoraram membros cuja confirmação já completa mais de 60 anos, como é o caso da senhora Ruth Gern, que festejou 74 anos de confirmação. Dona Ruth, que participa ativamente das atividades da Paróquia da Paz, relembra que sua confirmação foi celebrada pelo Pastor Karl Müeller na Paróquia da Paz.
 Segundo os dados dos registros da Secretaria da Comunidade Evangélica de Joinville em 1953, foi realizada a confirmação de 92 meninos e 87 meninas na Paróquia da Paz, no dia 29 de novembro. O Culto de celebração foi realizado pelo Pastor Gebhard Dauner. No mesmo ano, na Paróquia Cristo Bom Pastor, foram confirmados 31 meninos e 26 meninas, sendo que o culto foi celebrado pelo Pastor Fritz Wustner. Assim, no ano de 1953, 236 jovens foram confirmados.
Em 1963, na Paróquia da Paz, foram realizados dois cultos de confirmação: nos dia 03 e 10 de novembro, e no dia 17 de novembro foi realizada, na Paróquia da Paz, a confirmação do “Grupo da Rua Jaú” (hoje Paróquia Cristo Redentor), totalizando, pois, 198 confirmandos.
No mesmo ano, no dia 10 de novembro, foram confirmados 80 jovens na Paróquia Cristo Bom Pastor.
No culto celebrativo ao Jubileu dos confirmandos, o Pastor Günter Boebel – que foi confirmado na Paróquia Cristo Bom Pastor e contraiu matrimônio com Helga Dumke confirmanda na Paróquia da Paz (ambos do grupo de 1953) – proferiu mensagem de reflexão sobre esta data marcante a partir da leitura do dia baseada no texto do Apocalipse que diz “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro (Apocalipse 22:13)” e abençoou a todos, também relembrando aqueles que já não estão mais entre nós.
Após o culto, realizou-se almoço de confraternização no salão paroquial da Paróquia da Paz, que foi prestigiado pelos confirmandos jubilares e seus familiares, totalizando, aproximadamente, 100 pessoas. O evento contou com o auxílio da LELUT- Núcleo da PAZ e OASE Noturna da Paróquia da Paz.
Aos presentes no almoço foi lançada a seguinte proposta: realizar almoço de confraternização de confirmandos (as) há mais de 50 anos, com a presença de seus familiares. Para se concretizar a proposta, que foi muito bem aceita, só falta a definição da data.