Nos últimos dias, o estado do Espírito Santo passa por grandes precipitações pluviométricas. Em diversos municípios aconteceram tragédias e enormes estragos. Pessoas perderam a vida e famílias tiveram suas casas inundadas ou levadas pela correnteza. Destruição, dor e desolação atingem milhares de pessoas.
Diante deste sofrimento, a presidência da IECLB emitiu, no dia 23 de dezembro, uma carta a todas as comunidades, conclamando para a solidariedade.
Motivo de solidariedade das comunidades – chuvas no estado do Espírito Santo
Irmãs e irmãos em Cristo!
Estamos vivendo o clima de Natal. Um tempo bonito. Mais que bonito, é um tempo significativo. Celebramos a presença próxima de Deus. Em Jesus, Deus é Emanuel – é Deus conosco.
Em meio à celebração natalina, onde famílias se reúnem e se reencontram, quando esperanças são renovadas, também a esperança por dias em que nenhuma criança nasça na pobreza, nesse contexto convidamos as Comunidades da IECLB a serem solidárias com o povo capixaba.
Notícias em cadeia nacional dão conta das tragédias que as chuvas causaram no estado do Espírito Santo. Um relatório da NASA (agência espacial norte-americana) informa que o litoral capixaba recebeu a maior concentração de chuvas do mundo nesta semana, chegando a 400 mm em três dias. Para terem uma ideia dos estragos causados, repassamos o que o P. Joaninho Borchhardt, Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, escreveu no último domingo à noite.
– em Baixo Guandu, um pai de família de 28 anos da Comunidade de Jacutinga foi levado pela correnteza e foi encontrado morto na manhã do dia 19/12, deixando a esposa e um filho de dois anos. Disse o Pastor Vitorino Reetz: Para levar o corpo desse pai até o local onde morava foi necessário carregar uns cinco quilômetros a pé. Eu saí 7h da manhã para fazer o sepultamento e viajei uns 5 km de carro, não tive como seguir, fui na garupa de uma moto mais de 15 km e depois andei mais 5 km a pé. A chuva destruiu tudo o que tinha pela frente. Não tem mais estradas. Muitas pontes foram arrancadas. Todos os cultos de Natal no interior serão cancelados. É muito triste ver esse cenário de destruição.
– na comunidade de Santo Antônio, a casa do zelador, Antônio Stan, desmoronou.
Por um milagre de Deus, Dona Olinda, a esposa, conseguiu sair dos escombros, toda ferida, e pediu ajuda aos vizinhos, que conseguiram salvar o marido e a filha. Eles estão muito abalados fisicamente e emocionalmente. Eles são uma família muito humilde, muito trabalhadora e pessoas muito queridas na comunidade. A família perdeu tudo: casa, um carro velho, móveis, documentos. A única coisa que eles têm são as roupas do corpo.
– em Colatina, a igreja ficou alagada com 40 cm de água. Na comunidade de Monte Alverne uma tromba d’água levou por completo a casa de Claudeci Bucher.
– o rio Santa Maria está muito cheio. O rio Santa Joana está transbordando. Itaguaçu e Itarana estão inundadas. A água acabará no Rio Doce, tornando a situação mais complicada.
– escreve o P. Joaninho: Vi que as cidades de Itarana, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina foram duramente castigadas pelas chuvas. A casa pastoral de Santa Leopoldina também está alagada. Para piorar, os telefones não funcionam. A internet também não. Certamente não há como chegar às comunidades rurais nesses municípios.
Esses são apenas alguns exemplos da destruição, da dor, da desolação que o excesso de chuva provocou, desta vez no estado do Espírito Santo.
A IECLB é Igreja com presença expressiva nesse estado. Por isso mesmo, assim como em outras vezes o povo capixaba praticou a solidariedade, desta vez as demais comunidades da IECLB são convidadas a caminharem ao lado desse povo que sofre, confiantes de que o Deus Emanuel guia, consola e fortalece, lá e cá.
Nossa solidariedade pode ser exercida de duas formas, no mínimo. Primeiro, pedimos que na intercessão dos cultos oremos por aquele povo. Deus Criador, que no menino nascido na manjedoura de Belém te revelaste Deus-conosco: sustenta o povo capixaba neste momento difícil. Comove as pessoas diante da dor e move-as para gestos de socorro, apoio, diaconia, perto e longe de lá. (esta intercessão poderá ser incluída na Oração Geral da Igreja).
Em segundo lugar, informamos que as comunidades ou mesmo pessoas físicas podem ser solidárias com o povo capixaba, enviando doações em dinheiro para a conta da IECLB no Banco do Brasil: Ag. 0010-8; C/c 60.000-8; CNPJ 92.926.864/0001-57. Pedimos a gentileza de informar valores e origem dos valores (secretariageral@ieclb.org.br). A partir do levantamento das necessidades que o Sínodo Espírito Santo a Belém fará, as doações serão devidamente encaminhadas.
O meu Natal seria uma prece, se eu pudesse em alegria todo pranto transformar.
Ele veio salvar, todo pranto enxugar.
Tornou-se gente para humanizar.
(J. A. Santana)
Na esperança renovada porque Deus caminha conosco,
Nestor Paulo Friedrich, pastor presidente
Fonte: www.luteranos.com.br