|

Itapoá é uma cidade localizada no litoral norte catarinense, reconhecida pela beleza de suas praias, com água limpa e morna. Ela foi contemplada pelo governo, dentro do PAC, com a construção de um porto. Tais características permitem à cidade um rápido crescimento econômico e populacional.

Os luteranos já se reúnem por duas décadas em Itapoá. Neste ano completam 15 anos como Comunidade constituída. Tudo começou bem devagar, com cultos esporádicos, onde o pastor precisava percorrer uma longa distância por estradas em péssimas condições. Hoje, o acesso é fácil e os cultos são frequentes. Além disso, há Culto Infantil, Ensino Confirmatório, Grupo de Canto, Grupo de Oração, OASE e Estudo Bíblico. Há, inclusive, um Ponto de Pregação em Vila da Glória, distrito de São Francisco do Sul.

Itapoá é uma Comunidade muito dinâmica e acolhedora que merece ter a dedicação exclusiva de um/a ministro/a da IECLB. Este é o projeto, em médio prazo, da Paróquia Martinho Lutero (Garuva/SC) à ÁREA MISSIONÁRIA DA ITAPOÁ. A caminhada já foi iniciada no coração dos luteranos. É carregada pela oração de muitas pessoas. É um desafio constante para que se coloquem “mãos a obra”. A OGA, o Sínodo Norte Catarinense, as paróquias vizinhas também estão investindo na construção da residência ministerial, que está em andamento.

Em 2011, Jardel Néspolo (estudante da FLT) fez seu estágio em Itapoá. Em 2012/13, Carina Schmidt (formada pela EST), realizou seu PPHM. Agora recebemos BETINA PAGEL DE OLIVEIRA (estudante da EST) em estágio. Com supervisão, dentro de suas habilidades, tais jovens se dedicam à visitação, à evangelização corpo a corpo, ao acompanhamento às diversas atividades familiares, comunitárias e sociais, cada qual contribuindo com sua parte no projeto missionário.

Então, no último sábado, dia 18/01/2014, a Comunidade de Itapoá acolheu a estagiária. O Culto foi solene, com a participação de Mauro Holz, presidente da Paróquia, muitos membros e visitantes. Betina estava acompanhada pela sua mãe Ester, que veio de Vale do Sol/RS. A liturgia foi conduzida pela estagiária e seu mentor P. Euclécio, que pregou sobre João 1.29-31, 35-42, destacando a importância do rio Jordão como marco na história do povo de Deus: Aqueles que passam o Jordão o fazem com um propósito, testemunhando sua fé.

O momento de Culto foi agraciado também com a visita da estudante de música Letícia Arnold de Canoas/RS, que faz parte do Grupo de Louvor Anima (São Leopoldo/RS), a qual ajudou conduzindo os hinos.