|

Que o Coral Da Paz e Grupo Raio de Luz de Espigão do Oeste planejassem há muito tempo uma viagem ao Sul, isso sim, mas ir além de Porto Alegre não estava nos planos até setembro de 2013. Depois de divulgar o roteiro na reunião da Presidência da IECLB, a pastora sinodal, Vera E. Prediger, foi desafiada a convencer os viajantes a aumentar o roteiro em 700 km. E como aceitassem o desafio, o Sínodo Sul-Rio-Grandense entendeu que, a paróquia a receber, visitantes de tão longe, deveria ser a Paróquia Nova Gonçalves. Lá está o P. Ildomar Reinke, também ministro orientador da Música Sacra em nível sinodal. E desde que é pastor na paróquia assumiu o desafio de promover o canto coral nas comunidades, o que se concretizou. E desde então a paróquia está presente em eventos de canto e música na área do Sínodo. Um outro motivo de trazer o Coral e Grupo para o Sul tem a ver com a origem de seus membros, tanto lá em Espigão do Oeste bem como em Nova Gonçalves. Os membros da IECLB em Espigão do Oeste e em Nova Gonçalves e vizinhança tem tudo a ver com os pomeranos vindos em 1857 e 1858 para o Espírito Santo e para São Lourenço do Sul. Os pomeranos do Espírito Santo foram para a Rondônia nas décadas de 70 e 80 e os pomeranos daqui foram desbravando terras nos municípios vizinhos.

Antes de chegar em Nova Gonçalves/Canguçu, para sua apresentação única na noite de 20 de janeiro, a excursão foi acolhida, de manhã, no trevo de São Lourenço do Sul pelo P. Fábio Steinert (Paróquia Boa Vista), o coordenador da JE Sinodal, Demaicon S. Peter, pastor sinodal Dietmar Teske e a sua esposa, Clair Franz Teske. A excursão seguiu para a praia da Lagoa dos Patos. Lá fizeram um passeio de barco com o ´Vento Negro´. Após o almoço foi a hora de conhecer o templo ´igreja de Jesus´ da Comunidade de São Lourenço do Sul. Lá, além de ouvir o historiador e escritor, Jairo Scholl Costa, sobre a imigração pomerana em São Lourenço do Sul, Espírito Santo e outros países, a presidente da comunidade, Dulce E. Holz e P. em. Osmar Prochnow (Paróquia São Lourenço do Sul) alcançaram ao grupo uma foto, réplica do navio que trouxe os imigrantes alemães-pomeranos a São Lourenço do Sul. Agradecendo a acolhida o Coral entoou a canção ´O meu guia´ aos membros da comunidade local.

Em seguida, um ônibus, especialmente contratado para as estradas do interior, levou o Coral para a Picada Moinhos. No dia anterior havia acontecido Culto e Festividades pelos 156 anos da imigração alemã-pomerana e a vinda das primeiras famílias evangélico-luteranas. Protegidos do forte calor de verão de 2014, os visitantes reuniram-se no templo da Comunidade de Picada Moinhos, a comunidade mais antiga da IECLB na região Sul do RS. Lá ouviram o P. Itto A. Sträher, acompanhado de sua esposa, a Cat. Ivone A. Sträher e membros da comunidade. O pastor Itto falou sobre a vida de fé dos membros das comunidades evangélicas luteranas, de origem pomerana. Além de folder comemorativo da Paróquia Boa Vista, pelos 150 anos de imigração alemã-pomerana, os participantes da excursão receberam do Sínodo uma revista ´Juntos no Caminho´, comemorativa dos 15 anos do Sínodo Sul-Rio-Grandense. Agradecendo a acolhida na Picada Moinhos, o Coral da Paz de Espigão do Oeste entoou ´Credo Apostólico´. Após todos se reuniram no Salão da Comunidade para Cuca e Café oferecido pela comunidade local.

Agora sim, chegando em Nova Gonçalves, o Coral e Grupo de Canto da Comunidade de Espigão do Oeste tomou um banho refrescante e jantou a convite da Comunidade e Paróquia de Nova Gonçalves. O público surpreendeu até mesmo os nossos visitantes. Veio em grande número para prestigiar a quem veio de tão longe. Além das cinco comunidades que integram a Paróquia de Nova Gonçalves, veio gente das paróquias vizinhas Barranco, Boa Vista, Trindade e do convívio ecumênico. Embora apresentassem uma programação mais breve devido à longa viagem que teriam pela frente, o Coral Da Paz e Grupo Raio de Luz de Espigão do Oeste-RO interagiram com o Coral e Grupo de Flautas da Paróquia Nova Gonçalves. Assim quem veio de tão longe pode ver o que se faz na área de canto e música em comunidades de área rural e origem alemã-pomerana aqui no Sul do Brasil. O Coral e Grupo de Espigão do Oeste presenteou a Comunidade e a Paróquia de Nova Gonçalves, representados pelo P. Ildomar Reinke e a Sra. Gládis E. Römer, com o símbolo da IECLB em madeira originária da Rondônia bem como DVD e CD´s do Coral e Grupo de Canto.

O Sínodo Sul-Rio-Grandense agradece às comunidades de São Lourenço do Sul, Picada Moinhos e Nova Gonçalves que acolheram o Coral e Grupo de Canto, mas em especial, é grato à Pa. Sin. Vera E Prediger, à Pa. Cirlene S. Dreissig, à regente do Coral Da Paz, Jociely Jacob Ponath, e à preparadora do Grupo Raio de Luz, Euzita Broum, por incluírem o Sínodo no roteiro para o Sul, lembrando que, em julho deste ano, jovens oriundos de várias paróquias de nosso Sínodo, estarão em Espigão do Oeste-RO, a fim de participar do Congrenaje 2014.
 

Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense