|

O segundo dia iniciou movido pela comunhão e pelas reflexões do dia anterior. Inspiradas e inspirados pelo mandado de Deus a Abraão: – Sai! Demos início a parte da manhã com a palestra de Padre Gabrieli Cipriane. O seu tema foi: “Nova Evangelização e Ecumenismo”. Entre experiências e histórias, Padre Gabrieli compartilhou seu conhecimento com relação a prática da Evangelização em vista de um mundo plural.

Ele enfocou na importância de uma evangelização respaldada no contexto atual. Ele diz: “A evangelização não pode ser isolada da realidade de referência: deve ser pensada e programada o âmbito de situações concretas.” Também alertou para o fato de que o ecumenismo como prática é algo profundo e enraizado no Evangelho. Praticar o ecumenismo é voltar a mensagem do Evangelho, porque a unidade é vontade de Deus.

Na sequência, Pastora Romi apresentou o site do CONIC e seguiu para a apresentação da temática. Ela explicou que há muito o que nos une na ecumene. A nossa fé em sua essência é elemento comum das igrejas cristãs. Pastora Romi trabalhou a temática da missão em um contexto plural apontando para a missão como mandato de Deus e em sua prática no mundo atual tendo clareza sobre a diversidade de igrejas.

A parte da tarde teve início com uma breve fala sobre o contexto de injustiça social no estado do Maranhão. Pe. João Maria lembrou de cinco elementos onde a injustiça está visível:

• O Maranhão tem o pior IDH do país com municípios de IDH semelhante aos países da África;
• O problema da terra é visível e grave.
• A violência tem aumentado drasticamente;
• O meio ambiente tem sido desconsiderado e destruído em prol de um crescimento econômico;
• Há uma padronização das vidas das pessoas promovidas pela mídia

Na sequência partimos para a continuidade da discussão nos grupos. Nesse formato continuou-se as discussões iniciadas no dia anterior tendo em vista a elaboração de propostas de encaminhamentos para a continuidade do movimento ecumênico no estado do Maranhão. As propostas vão ser elaboradas em Assembleia no dia de amanhã.

A noite chegou e com ela a chuva forte lavando o chão e o calor que estava fazendo.
Chove, chuva e tira todos os medos, as inseguranças e as dúvidas que temos! Chove, chuva, chove!

Pastora Franciele Sander

Fotos: Francisco Lima