A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio das Antas deu início ao processo de acompanhamento da situação fiscal, legal e imobiliária de todas as comunidades a ela ligadas. Em dezembro de 2013, na assembleia geral da paróquia, foi escolhida uma comissão de transparência, formada por três membros leigos e um pastor ordenado, para visitar todas as comunidades e tomar ciência da real situação das comunidades, seja em sua contabilidade, documentação e inventário.
A primeira visita da comissão de transparência foi na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Fraiburgo no dia 2 de abril último. O presbitério da comunidade e o conselho fiscal da comunidade se reuniram com a comissão formada pelos senhores Marcos Arndt e Alcides Penno, pela senhora Cristina Freiheit e pelo pastor Armin Hollas.
Com vasta documentação e relatórios apresentados a comissão foi analisando a situação a partir de 21 perguntas elaboradas. Foram verificadas escrituras imobiliárias da comunidade e a averbação das construções, livros de registro contábil, dízimo, pareceres do Conselho Fiscal da comunidade, livros de atas das reuniões e das assembleias, livros caixa, cadastros de membros, comprovantes fiscais, etc.
A situação fiscal e legal da comunidade se mostrou satisfatória. Com toda a certeza sempre há e sempre haverá algum ponto em que a comunidade precisa dar atenção, pois os presbitérios tem seu trabalho de boa vontade e voluntário e são passíveis de enganos ou esquecimentos. A função da Comissão de transparência é justamente auxiliar nesta questão. A comissão então aponta os possíveis e necessários encaminhamentos.
Jesus nos diz: “Se a vossa justiça não ultrapassar em muito a de escribas e fariseus, jamais entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5.20). A transparência das contas e documentos de nossas comunidades e paróquias vai além do que a lei exige, mas é um testemunho alto e claro da Missão de Deus neste mundo. Não basta ter contas e documentos em dia, mas este precisam estar à disposição e transparentes, seja aos membros da comunidade, seja à paróquia ou sínodo, seja à IECLB ou à sociedade como um todo.