|

Por ocasião da 15ª Assembleia Sinodal do Sínodo Brasil Central, foi apresentada, no relatório de atividades do P. Sin. Carlos A. Möller, a atualização da logomarca do Sínodo. Motivado pelo Pastor Sinodal, o P. Jonas Zenkner Beier de Uberlândia foi desafiado a dar mais visibilidade à logomarca do Sínodo, mas sem mudar o seu principio.
Assim sendo a nova logo tem a seguinte fundamentação teológica:
a) O verde ao fundo (na coluna do Palácio da Alvorada), está em dois tons, pois, em nossa região do cerrado, temos, a rigor, o tom de verde da época da seca e outro na época da chuva. Verde, este, que representa a maravilhosa criação de Deus, da qual também somos parte;
b) A faixa azul, à direita, representa de fato uma cachoeira, pois estamos numa região rica em água. Jesus se apresenta como a fonte de água viva a nós. Através da água do batismo fomos aceitos como filhos/as de Deus. Assim sendo, não só fisiologicamente ou hidrograficamente falando da riqueza da água, mas acima de tudo, ela é necessária na vida cristã.
c) Tomando como premissa a criação (verde) e o batismo (azul) que vimos até aqui, somos chamados/as a caminhar juntos com este Deus. Assim como aquele que se caminhou ao lado dos seus discípulos no caminho para Emaús. Este caminhar juntos (Etimologia: Grego> Syn-hodos) não é em qualquer lugar nem de qualquer maneira, mas com os pés firmes neste chão, marcando nossa caminhada neste maravilhoso pedaço do Brasil.
d) A Bíblia na cor amarela representa o tesouro maior da Igreja: o Evangelho de Jesus Cristo. Representa o Evangelho que é Luz para nossos caminhos e lâmpada para nossos pés. Remete ao Cristo que também se apresentou como sal e luz para o mundo.
e) O ramo que a pomba está levando (a palavra de Deus) na cor verde quer representar o nosso objetivo enquanto igreja: ser missionária. A pomba com o ramo verde quer levar adiante o que Cristo fez por nós. Palavra esta que não nos deixa acomodar, nos coloca em movimento.
Devidamente apresentada, a assembleia aprovou por unanimidade a nova logomarca colorida.