O Lar da Igreja de Panambi recepcionou Ministras e Ministros com um café da manhã. Fomos acolhidos/as pelo Pastor João Willig (Pastor Sinodal do Planalto Rio-Grandense), Pastor Vilson Thielke (Vice-Pastor Sinodal do Noroeste Riograndense) e Pastor Ervin Barg (Sínodo Uruguai).
A meditação de abertura esteve a cargo da Pastora Mônica Bahden (Paróquia de Seara) que abordou o texto de João 14.1ss. Foi uma meditação envolvente e acolhedora. Terminamos com o canto:
Olhei para você e vi, você refletindo Jesus.
Você é a face do Pai, você é uma gracinha.
Em seguida foram apresentadas as facilitadoras do Seminário: Psicóloga Leila Klin e Psicóloga Patrícia Meinhart. Os/as Ministros foram divididos/as em pequenos grupos e cada grupo escolheu cinco palavras que norteiam as boas relações humanas. As palavras que se repetiram em quase todos os grupos foram: confiança, amor, respeito diálogo e compreensão. Houve conversa sobre essas palavras, sobre o quanto podemos nos comprometer para que esses três dias de Seminário possam refletir essas palavras em nossas relações.
Posteriormente, ainda em grupo, mas agora por afinidade, passamos ao exercício de coaching: Roda da Vida. É uma ferramenta que estimula a autoavaliação e serve para mapear como estão os diversos aspectos da vida num determinado momento. Houve ainda dinâmicas e as 17h00minutos aconteceu o encerramento da tarde, para possibilitar caminhadas e passeios pela cidade de Panambi.
Após o jantar houve oportunidade de assistir o Filme Click com pipoca. Depois ainda sobrou espaço para convivência e bate-papo.
Três leões alpinistas
Havia uma vez três leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
– Nós, os animais todos, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem três leões forte. Ora, a quem dos três devemos prestar homenagem? Quem dentre eles deverá ser nosso rei?
Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si:
– É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis. Precisamos saber qual de nós será o escolhido.
Mas como descobrir? Esta era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas de reunião do tipo brainstorming, seis chapéus, etc., Eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os três felinos e contou o que haviam decidido:
– Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
– Montanha Difícil? Como assim?
– É simples, ponderou o macaco. – Decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. Aquele que atingir o pico primeiro será consagrado rei dos reis.
A montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.
O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
Os animais estavam curiosos e impacientes. Afinal, qual deles seria o rei, sendo que os três foram derrotados? Foi nesse momento que uma Águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
– Eu sei quem deve ser o rei.
Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
– A senhora sabe, mas como sabe?, Gritaram todos para a Águia.
– É simples, confessou a sábia Águia, eu estava voando entre eles, bem de perto, quando eles voltaram fracassados para o vale. Eu escutei o que cada um deles disse para a montanha. O primeiro leão disse: Montanha, você me venceu! O segundo disse: Montanha, você me venceu! O terceiro leão também disse que foi vencido, mas com uma diferença. Ele olhou para sua dificuldade e disse; Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, Montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.
– A diferença, completou a Águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é o maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão, que foi coroado rei entre os reis.
Clique aqui e leia sobre o 2º dia do Seminário:
Clique aqui e leia sobre o 3º dia do Seminário: