Motivados pela missão/desafio de ser ‘Sal e Luz no mundo’, 38 jovens de diferentes comunidades do Sínodo Brasil Central estiveram reunidos na cidade de Luís Eduardo Magalhães nos dias 28 e 29 de junho para celebrar e vivenciar a alegria da comunhão entre a juventude evangélica luterana. Estiveram presentes jovens das comunidades de Brasília, Goiânia, Ceilândia, Formosa, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e de Bom Jesus – PI.
A palestra principal, proferida pelo Miss. Élcio Ricardo da Silva, tratou do tema “Ser sal e luz na obra de arte da Vida”. De uma maneira muito lúdica, os jovens se apoderaram desta temática, motivando-os ao protagonismo em suas comunidades. Houve uma pequena pausa para acompanhar o jogo da seleção brasileira contra o Chile e, em seguida, três oficinas se desenvolveram: Trabalhos manuais, Teatro e Liturgia. Ao longo do dia diversas dinâmicas animaram a turma e a noite a ‘Gincana Interativ@’ pôs as equipes em movimento.
No Congresso discutiram-se temas pertinentes da JE no Sínodo, além da apresentação de relatos sobre os trabalhos realizados pelos grupos de JE nos últimos dois anos. Foi eleito o novo COSIJE, que assim ficou composto: Coordenadora: Taelyne Andressa Greef (LEM); Vice-coordenadora: Nayara Sena (Ceilândia); Tesoureira: Natália Rutzen (Goiânia); Vice-tesoureiro: Lucas Friske (LEM); Secretária: Ana Carolina Dieter (Brasília); Vice-secretária: Larissa Gromann (LEM). Delegados ao CONGRENAJE: Max Braun (Brasília) e Lucas Diesel (Barreiras); suplentes (respectivamente): Ana Carolina Dieter (Brasília) e Natália Rutzen (Goiânia). Orientador Teológico: P. Gerson Acker; Vice-Orientador Teológico: P. Daniel Conte. É meta desse novo COSIJE efetivamente fazê-lo funcionar e articular melhor o trabalho da JE a nível sinodal.
No domingo, já em clima de despedida, celebrou-se o culto eucarístico com a comunidade de LEM com a investidura do novo COSIJE. A pregação foi conduzida pela Pa. Patrícia Bauer que num gesto simbólico convidou os jovens a misturarem-se à comunidade para assim dar-lhe “sabor”. A celebração teve intensa participação dos jovens na música, na liturgia e também numa apresentação teatral.
Cada jovem que veio e participou certamente saiu fortalecido em sua fé, sabendo-se portador/a da missão de ser sal e luz neste mundo.