|

Com a participação média de 30 ministros/as e 16 líderes de grupos aconteceu, no âmbito do Sínodo Sul-Rio-Grandense, uma Atualização Teológica diferente. Com a proposta da Faculdades EST de São Leopoldo, contando com assessoria do Prof. Dr. Júlio Cézar Adam, o Sínodo incluiu em sua agenda de 2014 mais uma programa que promovesse o estudo e reflexão sobre confessionalidade luterana. A caminho dos 500 anos de Reforma Luterana, no propósito de uma formação continuada, o Sínodo aderiu ao programa e que foi exitoso.

O Curso de Extensão de 20 horas da Faculdades EST foi possível devido ao apoio da Igreja Evangélica da Baviera, através da IECLB. Ministros e líderes de grupos estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de agosto no Salão da Comunidade Advento de Morro Redondo. Apesar do frio intenso naqueles dias, este não impediu o interesse pelo Curso, sendo que a maioria participou integralmente, optando em receber um certificado do Curso de Extensão promovido pela Faculdades EST e sob o tema ´Espiritualidade Luterana no Contexto Atual´.

O conteúdo e a dinâmica proposta pelo professor Júlio agradou. Quanto às características de uma espiritualidade luterana destaca-se o seguinte: – 1) Espiritualidade luterana é espiritualidade batismal; – 2) Espiritualidade luterana é uma espiritualidade penitencial; – 3) Espiritualidade luterana respira na dinâmica de cantar e falar; – 4) Espiritualidade luterana tem o advento no horizonte; – 5) Espiritualidade luterana é marcada pela entrega e submissão; – 6) Espiritualidade luterana desperta o entusiasmo para o cotidiano; – 7) Espiritualidade luterana coloca o pecado à luz do perdão, como cura da ferida humana. Resumindo: – a) Frente a uma espiritualidade de santidade pelas próprias mãos, a espiritualidade luterana se organiza a partir do tesouro do Evangelho em quebráveis vasos de barro do ser humano; reconhecendo-se como pecador diante de Cristo; reconhecendo-se fragmentado; – b) Frente a uma espiritualidade que tenta superar o cotidiano na busca de categorias especiais e ´santas´, espiritualidade luterana peregrina no cotidiano da vida, entusiasmada pela vida e marcada pelo encontro com o outro, o próximo; – c) Frente a uma espiritualidade esotérica e espiritualista, a espiritualidade luterana se alegra com a simplicidade, como o pão, o vinho, a água, as palavras, o canto; – d) Frente a uma espiritualidade que procura superar pela meditação os desejos humanos, e conduzir a pessoa a uma realidade despersonalizada (sobre-humana), a espiritualidade luterana é marcada pela espera apaixonada de Cristo, aquele que trouxe a salvação tornando-se gente, o verdadeiro autor de boas obras, Jesus Cristo.


Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense