A IX Assembleia da Associação Sinodal dos Grupos de OASE do SNC transcorreu num clima de alegria, novidades e muita comunhão. Nos dia 12 e 13 de agosto estiveram reunidas as presidentes e coordenadoras dos grupos de OASE do Sínodo Norte Catarinense, em Jaraguá do Sul, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana João Pessoa, da Paróquia Apóstolo Tiago.
No momento da palestra esteve conosco a Pa. Vera Regina Waskow que nos conduziu na reflexão do Tema do ano da IECLB, enfatizando a busca por relacionamentos saudáveis, buscando conhecer-se a si mesma e a pessoa que Deus coloca em nossos caminhos. Fomos convidadas a praticar uma comunicação aberta, saudável, que valorize as pessoas em suas diferenças, como imagem e semelhança de Deus. Ela enfatizou que para sermos promotoras de paz e comunhão é necessário que saibamos solucionar os conflitos que surgem em nosso meio familiar e comunitário de modo cooperativo, tentando ouvir e satisfazer de forma mútua as pessoas envolvidas. Para que possa existir comunhão verdadeira é preciso que saibamos resolver nossos conflitos de modo fraternal, pois, só assim, viveremos partilha, cuidado, diálogo, respeito, fé, harmonia, justiça e liberdade, criando laços de amor entre nós e o Deus Criador.
No transcorrer da assembleia foram apresentados os relatórios da Presidente e da Tesoureiro e foi discutida e aprovada adequação do estatuto e realizada a eleição da nova Diretoria.
A nova Diretoria ficou assim composta:
Presidente: Vera Lucia Bettega Küster
Vice Presidente: Venilda Rode
Secretária: Anegret Reincke Wudtke
Vice Secretária: Cinara Penno
Tesoureira: Relinda Rode
Vice Tesoureira: Carmem Ziehlsdorff
Titulares do Conselho Fiscal
Jane Campos
Anila Guinther
Ieda Marilu Bauer Conti
Suplentes do Conselho Fiscal
Sonia Kersten Schier
Maurilia Rothers Kopmann
Anélia Wehrmeister
Pastora Orientadora Cristina Scherer
Pastor Vice Orientador Rolf Karl Jantsch
No culto de encerramento tivemos a oportunidade de louvar a Deus, ouvir sua palavra e celebrar a ceia do Senhor, onde fomos lembrados que somos como fios diferentes que querem tecer vidas em comunhão, laços de amizades e fortalecimento, livrando-nos dos nós que nos amarram e impedem uma vivência fraterna entre nós. Com a dinâmica do entrelaçamento de três fios lembramos a nossa vida, a vida do próximo que caminha conosco e da presença de Deus que nos enlaça em sua graça e seu amor, pois “uma corda de três cordões é difícil de arrebentar”, cf. Ec 4.12b. Juntas assim oramos:
Ó Deus da vida, Deus de todos os fios e laços de união
Entrelaça minha vida na tua
Tece o fio de minha vida
Para que crie laços de amizade, convivência e compreensão.
Fortalece a trama que surge com outros fios
Bordando entre nós encontros de alegria e gratidão.
Desata os nós da frieza, da falta de amor e perdão
Desata as amarras da amargura, da tristeza e solidão.
Liberta os nós que criamos gerando orgulho e opressão.
Ó Deus que cria todos os fios, todas as cores e laços
Que o fio da minha vida se entrelace com outros fios coloridos
Tecendo sonhos, despertando dons.
Entrelaça a tua vida na minha e borda uma história de comunhão,
testemunho e serviço, ó Deus dos fios, laços e tramas de união!
(Pa. Cristina Scherer)