A cada semestre as ministras do Sínodo Norte Catarinense se encontram para serem fortalecidas através da comunhão, estudo da Palavra e partilha de temas e assuntos relacionados à questão de gênero e atuação das ministras na IECLB.
O nosso VII Encontro Sinodal de Ministras aconteceu no dia 19 de agosto de 2014, em Joinville, onde fomos recepcionadas pela diácona Nádia Dal Castel de Oliveira e sua família. Na meditação partilhamos as imagens que cada uma tem de Deus e como, na bíblia, Deus se apresenta de várias formas ao seu povo. Lembramos o texto de Mateus 25.34-36 que apresenta um Deus que permite que o imaginemos com um olhar diaconal, que ser acolhido e visitado nas pessoas necessitadas e oprimidas deste mundo.
O tema do Encontro foi a Resiliência. Analisamos a personagem bíblica Miriam que nos fez refletir como ela agiu diante das diferentes situações que enfrentou e como nós, muitas vezes, agimos usando a resiliência, capacidade de nos recompor e seguir com a vida depois de passarmos por situações estressantes e traumatizantes. Todas as pessoas têm esta capacidade de superação, de continuar com a própria vida, de encontrar sentido depois das situações difíceis. Miriam nos ensina isto nos diferentes textos e situações que ela aparece como liderança do povo de Israel, ora aceita, ora rejeitada. O tema e a reflexão foram propostos pela Pa. Elke Doehl, a partir da leitura do artigo: “Miriam e os desafios da liderança: uma reflexão resiliente segundo a categoria de gênero”, de Elaine G. Neuenfeldt e Karen Bergesch.
Também reforçamos a Campanha “Em comunhão com as ViDas das mulheres”, lançada pela IECLB, EST e FLM, que nos convida a resgatar as histórias das mulheres na vida das comunidades luteranas. Articulamos algumas idéias para o II Encontro Nacional das Ministras da IECLB que acontecerá em novembro de 2015, em Florianópolis e agendamos as datas e locais dos encontros para o próximo ano.
Tivemos um belo dia de comunhão e convivência sendo acolhidas com muito carinho pela família da diácona Nádia. Agradecemos a todas que participaram e partilharam vidas em comunhão.