|

Coube-me a tarefa de organizar o 1º Culto Crioulo na Igreja da Paz, em Taquara (RS), no domingo dia 14 de setembro, quando teve início a Semana Farroupilha.

A igreja estava lotada, muitas pessoas pilchadas (entre homens, mulheres e crianças). O culto iniciou com vários elementos da tradição gaúcha sendo trazidos por casais para o altar, entre os quais a bandeira do Rio Grande do Sul, lenço branco e vermelho, pelego, violão, panela para o carreteiro e, o que não podia faltar, o chimarrão.

As pessoas presentes cantaram músicas diferentes, da tradição gaúcha , acompanhadas por gaita e violão, como o Canto Alegretense, Céu, Sol, Sul e Querência Amada.

Palavras da tradição gaúcha – gauchada, prendas, peões, bagual, Patrão Santo, chucro, renegado, caborteiro, querência, barbaridade – estavam presentes na liturgia do culto. Duas crianças foram batizadas. Uma delas, junto com os pais e padrinhos, estava pilchada.

O culto terminou com a execução do Hino Riograndense. No final, em vez do tradicional chá, foi servido chimarrão, trazido por várias famílias.

Texto: pastor Valmor Haag
Fotos: Ângela Gottlieb