|

Aos poucos a Comunidade foi chegando, se aproximando, conversando e se preparando para o culto. Os ministros e as ministras do Sínodo da Amazônia se prepararam organizando o culto, preparando as músicas e se motivando para a importante celebração de instalação e investidura da Pastora Sinodal Dimuht e do vice Pastor Sinodal Handolfo.

No ato de investidura, o Pastor Presidente da IECLB (P. Nestor), o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná (P. Lauri), a Pastora Sinodal Vera e o Vice Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal (Sr. Ademar Eggert) trouxeram mensagens de ânimo e motivação para a pastora e o pastor investidos em suas respectivas funções.

De maneira especial, a Pastora Sinodal Vera, em sua mensagem à nova Pastora Sinodal Dimuht, disse: “Existe na região amazônica uma arvore conhecida popularmente por ‘roxinho’. Esta árvore produz uma madeira de cor roxa, madeira pesada, muito dura, utilizada para construções que precisam aguentar muito peso e intempéries da natureza. […] Esta madeira, quando envelhece, muda suas tonalidades e adquire tons mais fortes, mais escuros ou mais avermelhados e lembra o sangue do Senhor, dado e derramado por nós. […] Quero deixar contigo esta pequena cruz, feita com a madeira roxinho, que em sua simplicidade e sua grandiosidade, ajuda a expressar a nossa fé no Deus que vem a nós, caminha conosco, fala conosco e quer nos salvar. Que o bondoso Deus esteja com você dando-lhe sabedoria e ânimo na condução do Sínodo da Amazônia.”
A atual Pastora Sinodal (Vera) e a Pastora Sinodal investida (Dimuht) nos brindaram com uma pregação partilhada e dialogada. As duas trouxeram uma mensagem especial para a comunidade reunida.

A Pa. Vera brincou no púlpito ao juntar os vários nomes das Comunidades e construir uma frase de animo e motivação para a vida de fé no Sínodo. Disse no púlpito a pastora: “As comunidades, o povo de Deus do Sínodo da Amazônia, Migrantes desta terra que sempre tiveram e tem desafios a sua frente: o Caminho da Fé só pode ser percorrido se o Princípio da Esperança e toda a esperança e o centro, o norte, o sul, o vale, estiver em Deus que é amor. Nele confiamos e nele está a nossa fé. Estamos a caminho com Jesus.

A comunidade reunida se motivou e animou para a continuidade da vida de fé no Sínodo. Estamos num tempo de caminhada de igreja aqui no Sínodo da Amazônia em que precisamos somar e unir, refletir e propor caminhos e novas possibilidades de existirmos como comunidades e paróquias. Precisamos nos comprometer com a missão de Deus. Que Ele nos encoraje e nos torne perseverantes em sua missão!