A Comunidade Luterana (IECLB) de Campinas, SP, participou de dois Atos de Combate à Intolerância Religiosa no dia 21 de janeiro de 2015.
O primeiro ato foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores e reuniu representantes da Sociedade Islâmica, Renas, Igreja Católica, Movimento Juventude no Terreiro, Iniciativa das Religiões Unidas, Instituto Jerusalém do Brasil, Soka Gakkai (Budismo Japonês), Umbanda, Candomblé, Igreja Luterana – IECLB; Movimento Evangélico Progressista, Fé Bahá’i e Conselho Municipal da Comunidade Negra.
O segundo ato foi promovido por secretarias da Prefeitura Municipal no Salão Vermelho do Paço Municipal. Participaram do evento várias autoridades do executivo e legislativo municipal, bem como lideranças de entidades religiosas como: Budismo, Candomblé, Fé Bahá’i, Espiritismo, Igreja Católica, Igreja Batista, Igreja Luterana (IECLB), Movimento Evangélico Progressista, Sociedade Israelita e Umbanda. Ambos os eventos foram organizados com o objetivo de comprometer as entidades religiosas, poder público e sociedade civil com gestos e posturas de respeito à diversidade religiosa no país. Todos/as manifestaram apoio e comprometimento com essa caminhada necessária.
As falas dos/as participantes enfatizaram que a intolerância religiosa é composta por um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas às diferentes crenças e religiões, e que pode culminar em gesto intolerante, perseguição, agressão e até morte. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. O Pastor Marcos (IECLB Campinas) pode reiterar o respeito da Comunidade Luterana às diferentes formas de crer, enfatizar o comprometimento com a causa de combate à intolerância religiosa na cidade de Campinas e apresentar a igreja luterana como ator social: movidos pela fé comprometemo-nos com um mundo melhor.
Rogamos que iniciativas como estas sejam um espelho para a sociedade como um todo. Que o pequeno grupo seja espelho para o grande grupo chamado sociedade.
PPHM Benito Holz Konflaz e P. Marcos Jair Ebeling.