|

Não poderia ter sido melhor o Carnaval para @s luteran@s do extremo sul da Bahia e extremo leste de Minas Gerais (e, porque não, estremo norte do Espírito Santo). A despedida do antigo local de culto e a presença do P. Sinodal do Sínodo Sudeste para oficiar a dedicação do novo local de cultos da Comunidade de Teixeira de Freitas e para apresentar a palestra de abertura no 1º RELUCA = REtiro LUterano de CArnalval das Três Fronteiras-BA/ES/MG foram muito marcantes para o pequeno número de luteran@s em terras baianas.

DESPEDIDA: com o falecimento do Sr. Carlos Pau Seilert em dezembro último, a pequena Comunidade na AMI (Área Missionária) se despediu na manhã do dia 10 de fevereiro de 2014 do antigo templo. Pelo fato de o local estar fechado desde o seu falecimento, realizamos um pequeno ato celebrativo e de gratidão na porta do local que chamávamos carinhosamente de “nossa igreja”. Com a presença de membros da comunidade e dos amigos “chapas” que tem seu ponto na esquina da loja do “Seu Carlos”, oramos a Deus e baixamos a placa e a faixa de de identificação. A emoção tomou a todos quando P. Evandro proferiu palavras em homenagem ao “Seu Carlos” como era conhecido por todos. A placa foi conduzida em caravana até o novo local.

DEDICAÇÃO: diante da situação a Comunidade de Teixeira de Freitas se viu impulsionada a dar um passo mais ousado: sair de um local de cultos cedido gratuitamente e partir para um local alugado, com mais e melhores condições para a efetivação da missão. Criamos uma cota de R$ 25,00 e cada membro assumiu quantas cotas cabia no orçamento pessoal ou da família (serão necessárias 23 cotas/mês). A adesão foi alegre e espontânea. Complementada pela grata surpresa do P. Geraldo Graf nos presentear com sua presença para oficiar o CULTO DE DEDICAÇÃO na 6ª feira antes do feriadão de Carnaval. E nos deixar o recado:“Todos e todas somos ovelhas do Bom Pastor Jesus Cristo. Fazemos parte do rebanho de Deus, que é a comunidade. Para que a comunidade funcione bem e cumpra a sua missão, Deus chama e envia pessoas, ministros, presbíteros e lideranças, para fazer o evangelho chegar ao coração das pessoas e promover vida na sociedade. Porém, a tarefa não é só das lideranças. Todos e todas somos cuidadores e cuidadoras uns dos outros. A tarefa é nossa! (P.Sinodal Geraldo Graf-com base em 1 Pedro 5.2 “Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu…).

RELUCA: em reunião de Planejamento Estratégico no início de 2014 houve a sugestão, com tom de “pedido”, de realização de um Retiro de Carnaval como opção para quem, ano após ano, tem ficado em casa nestes dias de Carnaval ou “fugido” dos “foliões”. E o “sonho” sonhado junto se tornou realidade. Num clima de muita fraternidade, comunhão, diversão, edificação, partilha, emoção, cantoria, estudos e risos aconteceu o primeiro RELUCA. O CARNAVAL NA BAHIA FICOU MAIS LUTERANO para as 35 pessoas que se fizeram presentes eu um ou mais dias do encontro. Refletir e celebrar o ser “IGREJA DA PALAVRA” trouxeram novos impulsos pessoais e comunitários (obrigado P. Wiily Toepfer pela palestra na 2ª feira). Reforçar a certeza de que somos tod@s “chamad@s para comunicar” (obrigado Meiriane Moreira dos Santos Schaper pela oficina temática no domingo) nos conduziu de volta (obrigado P. Evandro Meurer pela palestra de encerramento e envio) para Teófilo Otoni, Nanuque, Carlos Chagas, Serra dos Aimorés (MG); Teixeira de Freitas, Itanhém (BA); Ecoporanga(ES) e São Paulo(SP) mais fortes e animad@s.

OBRIGADO DEUS POR SUPRIR NOSSAS NECE$$IDADE$ E NOS COMPLEMENTAR COM TEUS DONS E TALENTOS! ABENÇOA O TRABALHO DA “ASSOCIAÇÃO LEVANTA-TE” QUE VISITAMOS DURANTE O RELUCA E CAPACITA OS JOVENS E HOMENS QUE ALI PASSAM PARA QUE ALCANCEM A SOBRIEDADE PLENA PARA VOLTAREM À VIDA. ORIENTA-NOS SEMPRE MAIS EM NOSSA VIDA E MISSÃO E COLHA TU Ó DEUS OS FRUTOS DE NOSSA DEDICAÇÃO AMÉM!