Em janeiro de 2016 o “coreto dos trombonistas” da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá/ES completará 80 anos. No dia 19 de janeiro de 1936 era inaugurado, solenemente, este importante espaço comunitário destinado especialmente para o trabalho do coro de metais. O ato de inauguração, naquela vez, foi presidido pelo Pastor Hermann Roelke. Naquele momento histórico, com seus instrumentos musicais de sopro, o coro tocou o hino de Joachim Neander “Alma, bendize o Senhor poderoso da glória” (HPD, nº 246). Em seguida o Pastor Roelke trouxe uma mensagem baseada no Salmo 98. 4-6, ressaltando que o coro de metais, com sua persistência e união, contribuiu para o fortalecimento da Comunidade. Em seguida foi entoado o hino de Bartolomäus Crasselius “ A ti, Senhor, meu Deus, exalto” (HPD, nº 128). O Pastor, então, proferiu uma oração e, logo depois, fez a entrega oficial do coreto aos trombonistas. Para finalizar o momento da dedicação, o coro entoou o hino de Martin Rinckart “Dai graças ao Senhor” (HPD, nº 242).
Depois de servir durante um período de 79 anos, o “coreto dos trombonistas” já estava precisando de uma boa reforma. Com a concordância do atual grupo de trombonistas como também do Presbitério da Comunidade, lideranças da Comunidade se reuniram para um mutirão de desmonte do coreto na manhã do dia
07 de março de 2015. O mesmo será reconstruído num outro local, onde será mais utilizado pelos atuais grupos musicais e estará mais protegido.
Para expressar sua gratidão a Deus por estes 79 anos de história do coreto e para homenagear os trombonistas do passado, o atual coro de metais se reuniu na noite do dia 12 de março de 2015 no local onde o coreto foi desmontado e entoou dois dos hinos usados na inauguração, “Alma, bendize o Senhor poderoso da glória” (HPD, nº 246) e “Dai graças ao Senhor” (HPD, nº 242). Todos os membros da Comunidade agora aguardam, com boas expectativas, a reconstrução do “coreto dos trombonistas” que, certamente, continuará a ser um símbolo de união e perseverança, como também estará a serviço do fortalecimento da Comunidade.