|

Pode ser lido em qualquer época…

Há muito acompanho o Anuário evangélico. E vejo que ele vem se atualizando ano após ano tanto em termos visuais como no conteúdo. Pode ser lido em qualquer época, pois seus assuntos não dependem do tempo. Os artigos não se limitam a temas religiosos ou ligados à IECLB, mas abrangem assuntos que têm a ver com o dia-a-dia das pessoas e das comunidades. Os autores procuram escrever de forma simples e direta, a fim de atingirem leitores não sofisticados. Alguns artigos, porém, poderiam ser um pouco mais curtos – as pessoas, hoje, são impacientes e têm pouco tempo para leitura. É interessante a inclusão de textos extraídos da Internet, assim como frases pitorescas ou pequenos textos humorísticos, o que contribui para dar leveza à publicação.

Anamaria Kovács

Diversidade de informações

Neste ano – além de ler o Anuário Evangélico, como de costume – presenteei algumas pessoas com um exemplar. Elas se manifestaram com entusiasmo sobre o con-teúdo do Anuário. De alguma forma sentiram-se tocadas pela diversidade de informações. Houve também observações elogiosas quanto aos textos bem redigidos em sua totalidade.

Pessoalmente gostaria de destacar três artigos:

Sob o título “Descartando Deus” Anamaria Kovács sintetiza num texto claro e acessível a posição do ser humano quando questionado sobre a sua crença. As informa- ções permitem identificarmo-nos com determinados grupos apresentados. Mas nem sempre temos o discernimento da escolha, criando em nós confusões e até a crise existencial. Fragilizados, devemos ficar alertas sobre a abertura que estamos dando aos oportunistas de plantão.

O Casório de Ladislau: Meus avós também casaram, assim como Ladislau, em Wolodymyr Wolynskyi e lá tiveram quatro filhos. O texto de Felipe Rossi Schmechel reflete a distância que ainda existe para efetivar-se o ecumenismo. Ele é também um exemplo de como Luteranos alemães tentaram povoar ou povoaram tantas regiões do mundo. Foi a fé em Deus que lhes deu forças para enfrentar as provações das repetidas migrações na busca de uma nova pátria. Histórias como a de Ladislau devem ser sempre lembradas como referência de fé cristã.

Vivendo como fugitivos: O relato da Professora Elfriede R. Ehlert é tão real e singelo que parece estarmos conversando frente a frente. Com leveza de espírito ela descreve as asperezas da vida. Queremos saber mais!

Ursula Axt Martinelli

Textos que servem para alegrar as mentes

Com alegria e gratidão novamente recebemos o “Anuário Evangélico 2013” através de uma amiga querida.

Vale a pena ler todos os artigos nele publicados. São muito instrutivos (por exemplo o artigo sobre a Mandioca). Também o artigo sobre “Selos” nos interessou bastante, porque nosso irmão e amigos na Alemanha são filatelistas, e muitas vezes não sa- bem o que fazer com os selos que possuem em duplicata. Nós conhecemos o senhor Dieter Fertsch (coordenador de IECLB-SELOS) pessoalmente, e vamos passar o seu endereço adiante. E, não por último, os textos de humor servem para alegrar as nossas mentes.

Com saudações cordiais,

Anni Honscha e Marlene Thoma


Voltar para índice Anuário Evangélico 2014