Nos dias 21 e 22 de março aconteceu o Seminário Sinodal da Oase do Sínodo Espírito Santo a Belém, em Vila de Laranja da Terra/ES. Estiveram presentes em torno de 100 mulheres que são lideranças nas várias comunidades do sínodo.
Motivadas com a campanha da IECLB “Em Comunhão com as Vidas das Mulheres”, tivemos, no dia 21/3, a assessoria da Pa. Dra. Marli Brun sob o título “Em Comunhão com as mulheres: Histórias de fé, perseverança e sabedoria”, visando motivar as mulheres a contarem a própria história e desafiá-las a ouvirem e registrarem a história de outras mulheres da comunidade. O apoio veio da Secretaria de Gênero, Gerações e Etnias da Secretaria Geral da IECLB em parceria com o Programa Gênero e Religião da Faculdades EST. Agradecemos imensamente essa possibilidade!
As mulheres refletiram sobre as bases bíblicas para contarem sua história e que sabedorias, oriundas do cotidiano, podem ser compartilhadas. Além disso, as mulheres fazem parte da comemoração dos 500 anos da Reforma, afinal sempre estiveram presentes na igreja e foram de incrível liderança. Muito importante que também as mulheres pomeranas possam contar sua história e como ajudaram a construir igreja e como se ajudaram mutuamente em tempos de grandes dificuldades.
De forma participativa, “as mulheres foram desafiadas a lembrar dos movimentos que realizam no cotidiano, refletir sobre a relação destes movimentos com a vida de fé, culminando com a encenação de algum movimento significativo, escolhido pelo grupo. Posteriormente, lembrando que a experiência de vida e fé está diretamente relacionada o universo do qual fazemos parte, refletiram e compartilharam em plenária sobre a sabedoria teológica que advém do contato com os animais, flores, árvores e frutas. E, para ampliar a riqueza de nosso encontro, um dos grupos de trabalho presenteou a plenária com a narrativa de duas histórias de vida, as quais, com entusiamo e sabedoria, serviu de impulso para as demais. Após a apresentação dos grupos na plenária, dialogamos sobre a multiplicidade de saberes teológicos, que perfazem as histórias das mulheres; refletimos sobre os processos de empoderamentos que experienciamos e que nos ajudam a superar o sentimento de inferioridade e as marcas do preconceito, presente nos nossos corpos, na nossa cultura; nos desafiamos a respeitar e a promover a garantia dos direitos humanos, como condição para uma vida mais justa e mais digna para todas as pessoas. Finalizamos com o desafio de inverter, no nosso cotidiano, o mandamento deixado por Jesus: Amar a nós mesmas como ao próximo, à próxima. Aparentemente esta inversão não altera o sentido da frase, mas para o empoderamento nosso, como mulheres, faz toda a diferença”, resume a assessora.
Após o seminário, ainda aconteceram oficinas de artesanato com mulheres que trabalham com patch aplique, velas, macramê, chinelos, fuxicos e bijuterias. A cada uma das oficineiras agradecemos pela disposição e por repartirem seus conhecimentos.
No domingo, ainda tivemos a assembleia com apresentação de relatórios, entrega do Caderno de Estudos sobre Mulheres da Bíblia e da História Geral para subsídio no trabalho com mulheres e entrega de lembranças. Encerramos este maravilhoso encontro com culto conduzido pelo P. Sin. Joaninho Borchardt e pela Diác. Angela Lenke, do qual as mulheres saíram fortalecidas e tocadas pela palavra de Jesus sobre Maria de Betânia.
Agradecemos o apoio das mulheres da Paróquia de Vila de Laranja da Terra; as oficineiras; à assessora Pa. Dra. Marli Brun; à Secretaria de Gênero, Gerações e Etnias; à diretoria da Oase Sinodal, especialmente à presidente Maria Felhberg Braun. Agradecemos também à ADL e seus alunos talentosos que conduziram a música nos dois dias do encontro. Muito obrigada a todos e todas que colaboraram!