|

 

 

Estão abertos os editais do Programa de Pequenos Projetos da FLD, nas áreas de Justiça Econômica, Justiça Sociambiental, Diaconia e Direitos. O encaminhamento dos projetos deve ser feito via formulário eletrônico, disponível no link Formulário para Elaboração de projetos para Editais da FLD. Para facilitar a elaboração e o cadastramento do projeto, há uma versão WORD do formulário, abaixo para download, junto com os editais completos.

 

 

Importante:

• Elabore o projeto na versão WORD e, depois de pronto, copie-o para o formulário eletrônico, para ser enviado.

• Os projetos encaminhados devem atender os critérios estipulados em cada edital.

• O valor máximo a ser solicitado é de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

• O formulário eletrônico é autoexplicativo, mas eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com Graziella Emmert, pelo fone 51 3225 9066 e/ou pelo email graziella@fld.com.br.

Edital Justiça Econômica

1. OBJETIVO: Selecionar projetos de economia solidária que promovam o fortalecimento dos grupos e empreendimentos, principalmente nas áreas de qualificação da produção para o comércio justo e solidário. Serão priorizados projetos vinculados a redes de economia solidária.

2. PÚBLICO BENEFICIÁRIO: Grupos e Empreendimentos Econômicos Solidários formados prioritariamente por mulheres.

3. ORGANIZAÇÕES ELEGÍVEIS: Grupos e Empreendimentos Econômicos Solidários. Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

4. ABRANGÊNCIA: Região Sul do Brasil.

Edital Justiça Socioambiental

1. OBJETIVO: Selecionar projetos direcionados para a conservação do Bioma Pampa, envolvendo o manejo sustentável de recursos naturais de forma integrada à qualidade de vida da população. O Bioma Pampa é o único bioma brasileiro restrito a um único estado (Rio Grande do Sul), ocupando cerca de 63% do território deste estado.

Os projetos devem atender pelo menos um dos seguintes aspectos:

• Manejo sustentável de recursos naturais;

• Promoção de atividades de geração de renda e fortalecimento de cadeias produtivas associadas à conservação dos recursos naturais do Bioma Pampa;

• Valorização de aspectos socioculturais e ambientais que contribuam para a identidade de pessoas habitantes do Pampa;

• Promoção e/ou fortalecimento de processos associativos e articulações locais e regionais vinculados à conservação do Bioma Pampa;

• Fomento a estratégias solidárias de divulgação e comercialização de produtos;
• Produção orgânica de alimentos para comercialização e/ou subsistência.

2. PÚBLICO BENEFICIÁRIO: Grupos de agricultura, pecuária familiar e apicultura, de artesanato, de pesca, comunidades indígenas e quilombolas, juventude rural, grupos de geração de trabalho e renda, assentamentos da reforma agrária, além de grupos urbanos que atendam aos requisitos e objetivos deste edital.

3. ORGANIZAÇÕES ELEGÍVEIS: Os projetos devem ser elaborados por organizações da sociedade civil. Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

4. ABRANGÊNCIA: Municípios abrangidos pelo Bioma Pampa.

Edital Direitos

1. OBJETIVO: Selecionar projetos nas áreas de democratização da comunicação, juvenilização e feminização da epidemia de HIV/AIDS, direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento ao extermínio da juventude negra, direito à terra e moradia, direito à liberdade religiosa e mobilidade humana.

2. PÚBLICO BENEFICIÁRIO: Mulheres, homens e juventudes.

3. ORGANIZAÇÕES ELEGÍVEIS: Coletivos, redes, movimentos, organizações não governamentais. Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

4. ABRANGÊNCIA: Nacional.

Calendário – Editais de Justiça Econômica, Justiça Sociambiental e Direitos (Editais 1, 2 e 4)

Abertura: 4 de março de 2015

Prazo final de encaminhamento de projetos: 12 de abril de 2015

Divulgação dos projetos aprovados: 4 de junho de 2015

Repasse do recurso financeiro/Previsão para início da execução dos projetos: Junho/ 2015

Edital Diaconia

1. OBJETIVO:

Foco temático 1) Selecionar projetos de instituições diaconais voltados para a realização de processos de avaliação e planejamento institucional. A FLD compreende os processos de avaliação e planejamento como parte substantiva do fortalecimento institucional. As instituições diaconais respondem a um cenário complexo de violação de direitos nos territórios de atuação e estão diante de crescentes desafios em termos de sustentabilidade, governança e gestão. Neste sentido, avaliar a caminhada institucional e planejar o projeto político pedagógico de atuação são estratégias fundamentais para a promoção da diaconia transformadora.

Foco temático 2) Selecionar projetos diaconais voltados para a promoção da justiça de gênero envolvendo processos de formação das equipes. Para a FLD, Justiça de Gênero é a existência de relações de poder igualitárias entre mulheres e homens e a eliminação dos sistemas institucionais, culturais e interpessoais de privilégio e opressão que fundamentam a discriminação. A justiça de gênero é compreendida na interseccionalidade com geração, etnia, classe social e orientação sexual. Acesse a Política de Justiça de Gênero da FLD para mais informações:

http://fld.com.br/index.php/fld/publicacao/politica_de_justica_de_genero/

A instituição proponente deverá optar por um dos focos temáticos.

2. PÚBLICO BENEFICIÁRIO: Mulheres e homens que integram as equipes de trabalho das instituições diaconais.

3. ORGANIZAÇÕES ELEGÍVEIS: Instituições diaconais, comunidades, grupos ligados a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições que tenham finalidade lucrativa (seja como requerentes ou como executoras), de órgãos governamentais, de universidades ou de autarquias do poder público.

4. ABRANGÊNCIA: Nacional

Calendário – Edital de Diaconia (Edital 3)

Abertura: 4 de março de 2015
Prazo final de encaminhamento de projetos: 3 de maio de 2015
Divulgação dos projetos aprovados: 4 de junho de 2015
Repasse do recurso financeiro/Previsão para início da execução dos projetos selecionados Junho/ 2015