A Igreja Cristã é chamada a dar testemunho do amor de Cristo quando a população é afetada por desastres e emergências. Ora, esse testemunho se concretiza na ajuda humanitária que se presta a este povo.
Você deve estar se perguntando: – Como agir em favor das pessoas que sofrem grandes perdas? Pois foi justamente com esta questão que um Grupo de Pessoas da Sociedade Civil e Religiosa se ocupou no Curso de Capacitação promovido pelo Departamento Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense. O referido Curso aconteceu no dia 11 de abril de 2015, nas dependências da Paróquia Apóstolo Tiago, em Jaraguá do Sul (SC).
Na primeira etapa trabalhamos o tema “A Abordagem de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências”. Este momento aconteceu sob a assessoria da pedagoga Marilu Menezes que atua na Fundação Luterana de Diaconia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Ela salientou que “toda ajuda precisa estar apoiada na Comunidade afetada”. Esta postura é fundamental se o alvo for atingir uma vida estável e integrada para a recuperação da esperança, da dignidade, do bem estar e do senso de normalidade. Como se faz isto?… Esta e outras tantas indagações foram daquelas e daqueles que vieram aprender sobre o tema em questão. Quanta aprendizagem! Coisa boa! Outros momentos como esse ainda serão verdade no nosso meio.
O Curso de Apoio Psicossocial de Base Comunitária em Emergências é composto por seis etapas. Quer dizer, ainda temos mais cinco pela frente. Percebemo-nos alegres com o fato de saber que nos encontraremos de novo em algumas semanas.