|

Datas comemorativas

250 anos — 1751 Surgimento da Enciclopédia

Diderot e D’Alembert publicaram, na França, o primeiro volume da Enciclopédia, empreendimento levado a cabo entre 1751 e 1766 e que contou com a colaboração de um grupo de pensadores, cientistas e literatos franceses. O termo enciclopédia vem do grego e significa ciclo educativo. Uma enciclopédia representa, desta forma, a tentativa de construção de um sistema completo de formação educativa, que apresenta o conjunto das disciplinas ensinadas em uma determinada época,

200 anos — 1801 – Sete Povos das Missões

O território das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul foi palco de constantes conflitos entre as coroas portuguesa e espanhola, no século XVIII. O tratado de Madri, de 1750, estabelecia que a região ficaria sob domínio português. Este tratado foi imposto aos índios pela força das armas durante as guerras guaraníticas. Em 1777, pelo tratado de Santo Ildefonso, a região voltava ao domínio espanhol. Em 1801, há duzentos anos, uma ofensiva armada, sob o comando de Manuel dos Santos Pedroso e José Borges do Canto, conquistou o território das missões para o domínio português, estabelecendo em definitivo a linha de fronteira.

100 anos — 1901 – Cecília Meireles 

Há 100 anos, no dia 7/11/1901, nasceu a escritora fluminense Cecília Meireles, uma das grandes poetisas da língua portuguesa. Publicou seu primeiro livro de poesias, Espectro, em 1919. Seguiram-se vários outros e, em 1953, lançou Romanceiro da Inconfidência, uma importante contribuição à literatura social brasileira. Suas obras abordam os temas da precariedade da vida, do amor, da morte e da fugacidade do tempo.

50 anos — 1951 – Bienal

A Bienal de Artes Plásticas de São Paulo foi inaugurada em 1951, proporcionando à produção artística brasileira reconhecimento internacional e integrando o país à tendência de internacionalização da arte. No início, era patrocinada pelo Museu de Arte Moderna, desligando-se dele em 62, por ser um evento de grande porte que exigia enorme dedicação. Realizaram-se já 25 edições da Bienal Internacional.

25 anos — 1976 – Golpe militar na Argentina

Os anos 70 foram marcados pela existência de várias ditaduras militares na América Latina. Há 25 anos aconteceu o golpe dos militares argentinos, que depôs Isabelita Perón e instaurou a ditadura naquele país. As Mães da Praça de Maio tornaram-se mundialmente conhecidas por sua luta perseverante em favor dos desaparecidos políticos, que militavam na oposição ao regime militar.

20 anos — 1981 – Computador

Neste ano, a IBM lançou seu modelo de computador pessoal (personal computer = PC). Logo surgiram vários modelos compatíveis. A velocidade do processamento de dados e a capacidade de memória e armazenamento de informações dos primeiros PCs não se parecia com o que essas máquinas fabulosas nos podem oferecer hoje.

10 anos — 1991 – Avanço do neoliberalismo

Uma série de acontecimentos há uma década apontavam para o avanço do neoliberalismo em todo o mundo. Em Moscou, Gorbatchov renunciou à Presidência e, dias depois, o Parlamento dissolveu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No oriente médio, o Iraque foi derrotado na guerra do golfo por uma coalizão da ONU liderada pelos EUA. No Brasil, o Presidente Collor de Melo dava início ao programa de privatizações com a negociação da Usiminas.


Informações compiladas por Osmar Luiz Witt


Voltar ao índice do Anuário Evangélico – 2001