Codornas com Cabelos de Anjos
O macarrão tem um nome delicado: Cabelinho de Anjo. Muito fininho, em formato de ninhos.
Quem, numa noite fria, não tomou uma saborosa sopa de avó com esse macarrãozinho? Misturado aos legumes e aos pedacinhos de frango, lá estava ele, delicado, dando consistência e tornando a sopa inesquecível.
Codorna nem todos comeram. Eu mesmo só vim a experimentar, já adulto, numa visita a serra gaúcha, em meio a uma deliciosa refeição preparada por colonos de origem italiana.
Hoje, criada em cativeiro, é possível encontrá-la congelada nos supermercados.
Esta receita é uma reunião de saborosas lembranças… Prepare, como sempre, com muito carinho. Enfeite a mesa com flores, agradeça a dádiva de Deus e deguste.
Para 4 pessoas (se a fome for muita, aumente o número de codornas).
8 codornas
Para o Vinha d ‘alho
1 cebola ralada ou processada; 1 anis estrelado; 2 alhos bem amassados; sal; pimenta;
1 ramo de alecrim; ervas finas a gosto; 1 copo de vinho branco seco; 1 xícara (chá) de azeite de oliva. Misture bem todos os ingredientes.
Coloque as codornas e deixe durante 8 horas (no mínimo)
Modo de fazer: 3 colheres de azeite de oliva; 1 tablete de caldo de galinha; 1 colher (sopa) de maisena.
Retire as codornas do vinha d’alho. Leve à panela com o azeite de oliva. Frite para dourar. Coloque o vinha d’alho. Se necessário, acrescente o caldo de galinha desmanchado e deixe cozer até as codornas ficarem macias. Então coe o caldo e o engrosse com a maisena. Reserve.
Cozinhe 400 gr. de cabelinhos de anjo. Disponha nos pratos, em forma de ninhos. Coloque 2 codornas em cada ninho, cubra com o molho e sirva imediatamente.
Colaboração de Asclepíades Pommê
Voltar ao índice do Anuário Evangélico – 2001