Lar Rodeio 12 oferece estrutura e tranquilidade
• Marcos Ramos do Nascimento •
Comparado à região da Baixa Baviera, na Alemanha, um vale de colinas verdejantes, o Lar Rodeio 12 está instalado numa região de natureza exuberante e absoluto sossego, há cinco quilômetros do município de Timbó, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Com completa infra-estrutura, desde alojamentos, refeições, salas e equipamentos, esta casa de retiros da IECLB está preparada para atender eventos da própria Igreja e de outras entidades e empresas. E isto de fato tem acontecido, ¨principalmente nos finais de semana, temos agenda até o final do ano¨, adianta o pastor Meinrad Piske, diretor do Lar.
O Lar Rodeio 12 existe, oficialmente, desde julho de 1985. Mas o sonho de sua construção remonta a 1981, quando o pastor Meinrad Piske era candidato a pastor regional da Região Eclesiástica 2. ¨Perguntaram-me o que eu queria fazer como pastor regional. Lancei a idéia de que estávamos necessitando muito de um lugar para realizar retiros, cursos, seminários¨, lembra o pastor. Piske foi eleito e assumiu a RE 2 em janeiro de 1982.
Primeiro desafio
O primeiro desafio para a implantação da sonhada casa de retiros foi a escolha do local. Para tanto, uma comissão realizou levantamentos, verificando as possibilidades. Em Rodeio 12 estava sendo construída uma casa para abrigar retiros de confirmandos, para jovens. No início de 1985, com a mobilização, o distrito decidiu doar aquele imóvel, inacabado, para a edificação do Lar. O terreno tinha 5 mil m2. Daí, com o dinheiro da venda de terrenos da Igreja, doações dos distritos, campanhas na comunidade e a decisiva participação da Igreja Luterana da Baviera, o sonho foi se realizando e tomando forma concreta. Já em 85, foi concluído o prédio do refeitório e cozinha, construída uma residência para o zelador e reformada uma casa velha, existente no terreno, que serviria para alojamentos. Também foram adquiridas terras adjacentes, elevando a metragem para 25 mil m2. As edificações prosseguiram até 91. Recentemente, a parte física foi retomada e uma nova ala para alojamentos está sendo construída para substituir a casa mais antiga, que será demolida.
IECLB: 60% do tempo
Hoje, o Lar recebe de 4.500 a 5 mil pessoas por ano. Os grupos da IECLB utilizam cerca de 60% do tempo, e os outros 40% são aproveitados por igrejas de outras denominações, prefeituras, governo do Estado, escolas e empresas. Com os finais de semana sempre lotados, as vagas, atualmente, se restringem a alguns dias úteis. Qualquer grupo que estiver interessado em utilizar as instalações da casa pode entrar em contato com a administração e fazer sua reserva. A capacidade atual do complexo é de 90 pessoas, mas, quando o prédio que está sendo levantado estiver pronto, haverá lugar para 115. A grande procura pela ocupação do Lar Rodeio 12 está relacionada ao conforto, tranquilidade e bem-montada estrutura do local.
Centro de estudos
Daquele sonho do pastor Piske, há 18 anos, uma parte ainda está embrionária. Existem projetos para a implantação de um arquivo histórico e um centro de estudos no local. A casa está, desde o início de 99, sob a tutela da Fundação Praeses Stoer, que indicou Meinrad Piske para dirigir o Lar. Assim, o complemento daquele ideal está tomando forma. O centro de estudos já está em fase de implantação. Além da atividade eclesiástica, este centro tem como proposta o atendimento ¨para fora da Igreja¨, como define Piske, acolhendo também a comunidade e explorando assuntos de interesse geral.
Para maiores informações:
Casa de Retiros Lar Rodeio 12
Rua José Ostrowski, 150
Fone/fax (47) 382-1599
Rodeio — SC
O autor é jornalista e redator do jornal O Caminho, e reside em Blumenau, SC
Voltar para o índice do Anuário Evangélico 2000