|

Com base na proposta litúrgica da IECLB para o Dia Nacional da Diaconia(19) e Dia Mundial de Oração pela Diaconia (26) as três Comunidades refletiram sobre “Ser como um Cristo para a outra pessoa é o nosso jeito de ser”. Foram destacados 4 fatos no texto de Lucas 24 que inspiram e iluminam a diaconia em nosso tempo:
1. Os discípulos no caminho
2. O jeito de Jesus
3. A partilha do pão
4. Contar a diante

“Caminhar junto, mesmo que não seja o meu caminho; ouvir atentamente a angústia do outro, da outra; dialogar de forma a elucidar os fatos; praticar partilha do pão. Esta é uma proposta que dá sentido à vida.”

Em Teixeira de Freitas o culto aconteceu no dia 19 mesmo. A liturgia toda projetada, com uma bela seleção de imagens montada pela Pa. Beta de Teófilo Otoni enriqueceu ainda mais a reflexão.

Em Serra dos Aimorés (dia 26) o culto foi marcado pela presença de uma Assistente Social da Secretaria de Assistência Social do Município que elencou os desafios sociais mais candentes na cidade. A ideia era animar a comunidade a praticar diaconia em parceira ou pelo menos em sintonia com as necessidades já levantadas.

Em Coroa Vermelha o culto aconteceu no dia (28) e como nas demais comunidades o caminho de entrada e saída do culto esta cheio de pezinhos/pegadas em papel que continham palavras de “desesperança” no pegas no sentido de entrada e palavras de “esperança” nos pezinhos de saída.

Vamos ver o que vai resultar desta reflexão e motivação. Com certeza uma coisa ficou clara: MISSÃO ACONTECE PELA PREGAÇÃO DA PALAVRAS MAS IGUALMENTE PELA DIACONIA. Ambos são como dois remos de uma mesma canoa.