|

O que é ser um heroi? O mundo nos mostra várias imagens estereotipadas de herois. Definindo: heroi é uma figura arquetípica que congrega em si atributos que superam de maneira excepcional um determinado problema. Heroi é um protagonista em situações limítrofes.

Os gregos entendiam que os herois estavam numa escala intermediária entre os deuses e humanos. Um heroi seria, então, um “quase-deus”. normalmente os herois reuniam a força, a coragem, a determinação, a paciência e realizavam até mesmo autosacrifícios.

Os herois, popularmente, são caracterizados por ideais nobres de liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral e paz. Raramente seriam ou teriam características egoístas.

Através das histórias em quadrinhos, do cinema e demais mídias, criou-se a cultura do “Super-Heroi”. Este, além do que já foi citado, ainda é dotado de atributos físicos extraordinários como a força, a capacidade de voar, raios laser e outros tantos.

Com a influência midiática os herois saíram da vida real e cotidiana e passaram a frequentar simplesmente o imaginário.

Mas, o que é um heroi de verdade? Neste mundo cada vez mais egocêntrico, narcisista e magalomaníaco, o que é realmente um heroi?

Motivado por essa abordagem os jovens do Sínodo da Amazônia foram convidados a refletir biblicamente sobre o que é ser um heroi; quem é heroi; e, o que nós temos haver com essa história toda.

Olhando para a história da salvação, no testemunho das escrituras, entendemos que não somos herois de nós mesmos. E, não há heroi que possa suplantar o que Cristo fez e faz por nós.

O nosso heroi não era super, não tinha poderes mirabolantes, não voava e não tinha nada de especial ou extraordinário. Deus desce de sua glória, pompa e majestade. Se encarna na figura humana e frágil, para que, através de Jesus Cristo, o verdadeiro poder de Deus se manifeste.

Os jovens que participaram puderam experimentar um encontro de fé, espiritualidade, comunhão e estudo da Palavra de Deus.

Em setembro teremos mais um retiro e acampamento. Vá se agendando e não vá perder!

Pastor Marcelo Peter
Pastor Ricardo Brosowski
Pastor Flávio Weiss
Pastora Franciele Weiss
Pastora Sinodal Dimuht Bauschpiess