|

O dia 23 de maio de 2015 começou mais cedo para algumas pessoas e mais tarde para outras de nosso Sínodo. Algumas percorreram cerca de 250 km, levantaram cedo. Outras vieram de mais perto para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São João de Vila Silva, município de Canguçu, que carinhosamente nos acolheu. Todas vieram de diferentes tempos e lugares, por diferentes caminhos, para, como igreja, nos perguntarmos: “Sobre o que estamos conversando pelo caminho?”

Através da pregação no culto de abertura, o P. Mauro Alberto Schwalm, a partir do texto de Lucas 24.13-35, levou-nos a refletir sobre a importância de investirmos dons no trabalho missionário da igreja. Somos todos sacerdotes e sacerdotisas de Deus, chamados e chamadas a comunicar o seu amor com palavras e ações, afinal “Aqui estamos e não pode ser diferente” (Martim Lutero). O pastor Mauro lembrou também o lançamento da Campanha Vai e Vem 2015, meio tão importante que propicia recursos para o anúncio do Evangelho em diferentes lugares e caminhos.

Percebemos que nossas comunidades são ricas em grupos de trabalho e dons a serviço. Temos falado, como comunidades, sobre como cuidar de quem necessita, como formar novas lideranças e como aprofundar nosso conhecimento bíblico. Nos perguntamos como acolher bem novos membros e como animar os que já fazem parte de nossa comunhão de fé. Com alegria notamos boa participação nos cultos e, de igual forma, percebemos atividades sinodais fortalecendo-se. É fato: há muito mais motivos de alegria do que dificuldades e fragilidades. Entendemos estas como oportunidades e, dessa forma, queremos seguir falando sobre como abordá-las de maneira que também elas nos impulsionem para a edificação do Reino de Deus.

É tempo de Pentecostes, festa de aniversário da Igreja. Data especial para refletirmos sobre nosso testemunho pelo caminho. Nós, 168 delegados e delegadas da 20ª Assembleia Sinodal, queremos comunicar a vocês, Comunidades, Paróquias, Sínodo, Igreja, sociedade brasileira, que precisamos anunciar que Deus agiu e continua agindo em nós através de seu Espírito Santo. Fiquemos atentos ao seu chamado, à vocação de servir que nos é feita constantemente. Que comuniquemos com alegria, assim como os discípulos e discípulas no dia de Pentecostes, movidos por Deus, para continuarmos firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão e juntos fazendo orações (At 2.42).