O último domingo, dia 31 de maio de 2015 – Domingo da Trindade, foi de festa na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belém, pertencente à Paróquia Aliança. Aconteceu a Festa Paroquial, que a cada ano é sediada por uma das comunidades da Paróquia (a festa anterior foi realizada na Comunidade Martim Lutero, em Rio das Pedras). A festa teve início às 09h da manhã com belíssimo culto conduzido pelo Pastor da Paróquia, Jorge Dumer, e o Presidente da Paróquia, Valdir Baebler.
O Presidente da Paróquia saudou a todos com o lema bíblico do domingo conforme Isaías 6.3, lembrando que o tempo da Trindade é o tempo do agir e do testemunho pela força e o poder do Espírito Santo, e convidando a comunidade para entoar o hino 125 do HPD/1 baseado no lema bíblico do domingo. Para a ocasião festiva, o Presidente saudou a todos com as palavras do Salmo 150, dizendo que o objetivo principal deste dia é louvar a Deus e passar juntos momentos agradáveis na presença de Deus e na companhia de irmãos e irmãs, amigos e amigas.
O tema do culto foi Olho no Olho, tendo como base o Evangelho conforme João 4.1-42. Na Saudação Trinitária, o Pastor motivou a todos a se olharem olho no olho e se cumprimentarem dizendo as palavras da Invocação: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na mensagem, o Pastor destacou que o olho no olho é necessário para uma boa comunicação; frisou que foi isto que Jesus e a mulher samaritana fizeram: se comunicaram face a face. Lembrou que foi a partir do olho no olho que Jesus evangelizou aquela mulher; que Ele quebrou a inimizade que havia entre raça, cultura e religião diferente e mudou os rumos da vida daquela mulher, e foi a partir do olho no olho que a mulher foi transformada numa evangelizadora que levou ao povo de sua cidade a mensagem e a proposta de Jesus. Concluiu enfatizando que olhando olho no olho a visão é transformada, pois Jesus olhou a samaritana com olhos de amor, de compaixão, de amigo, vendo nela, acima de tudo, alguém que não tinha somente sede de água, mas de vida e transformação. Todos foram motivados a aproveitar esse dia festivo para darem esse testemunho e assim também procederem no dia-a-a-dia em seus relacionamentos, sobretudo em tempos que as mídias estão na palma da mão e as pessoas quase não levantam mais o olhar para se ver e se comunicar. Motivado pela reflexão, foram acolhidas as pessoas visitantes, tendo o Pastor convidado todos a dirigirem seu olhar para as visitas e dizer Sejam Bem vindos!.
Durante o culto tivemos a participação dos Grupos de Canto Redenção e Caminhos da Comunidade de Belém, do Coral Paroquial de Vozes, Coro Paroquial de Trombones e dos jovens Astor e Adeval da Comunidade Martim Lutero. Foi uma grande alegria ver o templo lotado, repleto de membros das comunidades da Paróquia e visitantes de outras paróquias e denominações. Agradecemos a Deus pela participação de todos.
Após o culto foi servido um delicioso almoço, acompanhado de música ao vivo com a participação de Adolfo Krüger, Erich Bold e Vilmar Krüger. Em seguida, outras atrações animaram a festa: Show com o Palhaço Geléia que envolveu adultos e crianças, apresentação dos Trombonistas da Paróquia, Show com Ray Ponath da Concertina e Crystian da Bateria, leilão intercalado com música ao vivo com a participação de Adolfo Krüger, Erich Boldt e Vilmar Krüger, Ação entre Amigos; encerrando com Show de Léia do Acordeom. Durante toda a tarde houve serviço de bar, café colonial, pescaria, mão na cumbuca, sorvete, churrasco, roleta, de forma que todos puderam se divertir de forma sadia.
Conforme depoimento de várias pessoas presentes, foi uma festa muito bonita, animada e bem organizada, onde de fato se vivenciou a união, a amizade, além da oportunidade de conhecer outras pessoas e fazer novas amizades, bem como fortalecer os laços de união entre as comunidades.
Do lucro obtido na festa, 10% será destinado para o Fundo Solidário da Paróquia, instituído pelo Conselho Paroquial para auxílio a pessoas necessitadas; 10% é destinado ao Dízimo da IECLB, e o restante será investido no trabalho da Paróquia.
Agradecemos a Deus por esse sucesso e esta bênção. Obrigado a todas as pessoas, membros e visitantes, que participaram do culto e tiraram o dia para festejar conosco. Obrigado às pessoas, membros e amigos, pelas doações. Obrigado aos presbitérios das comunidades e aos integrantes da Diretoria Paroquial pelo empenho e dedicação. Deus abençoe a todos!
Texto: Pastor Jorge Dumer
Fotos e Vídeo: Rodnei Braum
VÍDEO DA CELEBRAÇÃO