|

MENSAGEM DA XIX ASSEMBLEIA SINODAL DO SÍNODO MATO GROSSO


Nos dias 04 a 06 de Junho de 2015, oriundos dos quatro pontos do Sínodo Mato Grosso, reuniram-se na Casa Meribá em Chapada do Guimarães, lideranças, ministros e ministras para a XIX Assembleia Sinodal.
A abertura se deu com um Culto, baseado no texto bíblico de Gênesis 3.8-15, onde fomos convidados a perceber e testemunhar o agir de Deus em nossas vidas, em quaisquer situações, buscando em tudo ser gratos. Também pudemos experimentar desta graça a partir da comunhão de mesa, na Ceia do Senhor.
No decorrer da Assembleia observamos que nós como Sínodo Mato Grosso temos muitos motivos de gratidão: envolvimento dos ministros e ministras nos seus Campos de Atividades Ministeriais e também nos Campos em vacância, os encontros a nível Setorial e Sinodal destacando os retiros da Juventude Evangélica com um número expressivo de participantes, a formação e capacitação de lideranças na área da música e liturgia, planejamento estratégico – PAMI. Sem deixar de mencionar a unidade do Sínodo no auxílio mútuo, neste momento em especial ao Projeto Missionário Sul do Pará, à Capelania Hospitalar e às paróquias de Rurópolis/PA, Santarém/PA, Vila Rica/MT e Matupá/MT.
Momento especial também foi, na partilha e leitura dos relatórios, perceber a ótima representatividade e o empenho da Diretoria Sinodal, da representante no Conselho da Igreja e do Pastor Sinodal no cuidado e dedicação na condução do Sínodo. Conforme mencionado em relatório, a partir das palavras de Lutero ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu, nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Assim nos entendemos como Sínodo.
Agraciados com a presença do P. Dr. Romeu Martini, assessor teológico da Presidência, fomos motivados na reflexão sobre a Gestão do Cuidado e as Prioridades da IECLB tais como, acompanhamento aos estudantes e ministros e ministras; ação missionária; capacitação de lideranças e comunicação; e que como parte do corpo, como irmãos e irmãs devemos caminhar de mãos dadas, conversando pelo caminho acerca dos motivos de gratidão e amparando-nos nas dificuldades que também ocorrem ao longo deste Caminho.
Neste ano o Sínodo Mato Grosso recebeu a visita do Sínodo Syke-Hoya (KirchenKreiss Syke-Hoya) que caminha conosco em uma parceria que dura quase 25 anos. A partilha, a comunhão, a troca de experiências tem sido enriquecedora ao longo deste tempo e nos fortalece muito como Cristãos Luteranos.
Após dois dias de Assembleia, retornamos às nossas comunidades com animo e gratidão, entusiasmados para continuar servindo, em meio aos desafios com os dons que Deus nos dá. Que Deus nos mantenha e nos abençoe pelo Caminho. Que assim seja. Amém.