Entre os dias 17 de maio a 08 de junho a 6ª Delegação brasileira da Convivência esteve na Alemanha. Foi um tempo extremamente rico, principalmente no que diz respeito a troca de experiências entre as Igrejas brasileira e alemã, respectivamente o Sínodo Uruguai e o Kirchenkreis Neustadt/Wunstorf. O intercâmbio deste ano foi especial e marcante pelo fato de comemorar os 25 anos da Convivência/ Partnerschaft.
Os 10 integrantes da 6ª Delegação: P. Leandro Ristow (Maravilha); Mariani Tauchert (Cunha Porã); Dori Schumann (Cunha Porã); Marlise Pospichil (Cunha Porã); Nilo Kolling (Palmitos); Wilfred Becker (Palmitos); Liane Colliselli (Chapecó); Beatriz Mora (Chapecó); Cleria de Oliveira (Chapecó), e Adelar de Oliveira (Chapecó). Os projetos e trabalhos conhecidos nas Comunidades visitadas certamente servirão de inspiração para o viver igreja nas comunidades do Sínodo Uruguai, bem como na sociedade onde cada qual está inserido.
Como ponto alto do tempo de Convivência na Alemanha cabe destacar a visita às Cidades de Lutero: Wittenberg, Erfurt e Eisenach (Castelo de Wartburg). Na cidade de Wittenberg a Delegação participou do “plantio” de uma árvore no Jardim de Lutero. Trata-se de um projeto que tem por objetivo incentivar diferentes Igrejas e instituições a nível mundial a plantar 500 árvores no Jardim de Lutero a fim de comemorar os 500 anos da Reforma em 2017. Também a viagem à capital alemã, Berlim, foi um momento marcante. A Delegação visitou o Reichstag (Parlamento alemão) a convite da Secretária para assuntos de família e juventude Caren Marks. Como não poderia faltar, também o muro de Berlim, derrubado em 1989 foi visitado.
Outro destaque a ser lembrado é a comemoração especial pelos 25 anos da Convivência/ Partnerschaft na Comunidade de Liebfrauenkirche em Neustadt am Rübenberge. Os projetos de parceria entre os Sínodos Uruguai e Neustadt-Wunstorf continuam. Muitos desafios, novos projetos e propostas foram trazidos na bagagem. Muitas sementes foram lançadas à terra nestes 25 anos. Germinaram, cresceram e produziram muitos frutos. “Queremos continuar semeando.”
Esta é a conclusão da 6ª Delegação brasileira da Convivência que esteve na Alemanha.