|

O Sínodo Uruguai definiu como prioridade para 2015 a Formação de Presbíteros/as. Aconteceram quatro encontros nos respectivos núcleos. No dia 16 de maio o Núcleo das Águas esteve reunido em Palmitos com a presença de 22 pessoas. Estiveram presentes 93 pessoas no Núcleo Rio das Antas em Maravilha no dia 30 de maio.

Já no 06 de junho o Núcleo Estrela esteve reunido na Comunidade de Três Fronteiras, Paróquia de Seara, com a presença de 55 pessoas. A rodada de encontro de formação da parte do Sínodo foi encerrada dia 20 de junho com o Núcleo Rio do Peixe, reunido em Ipira, com a presença de 28 pessoas.

Nestes quatro seminários estiveram presentes 198 pessoas. Fundamentação bíblico-teológica e confessional da função de presbíteros e presbíteras e orientações práticas da legislação contábil foram os assuntos tratados. Nas avaliações mais uma vez ficou claro que precisamos formar e informar os presbíteros e as presbíteras da IECLB. A continuidade da formação deve acontecer em cada Paróquia. Na oportunidade também foi distribuído a todas as comunidades o Manual do Presbítero e da Presbítera.

O próximo passo deve ser dado na Paróquia e Comunidades com o estudo do Manual nos encontros periódicos do Presbitério. Assim como a fé precisa de ser continuamente alimentada, assim a formação deve perpassar toda a vida dos membros.

Assim Pedro orienta os Presbíteros: “Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.” 1Pe 5.2.