|

Um grupo de donas de casa resolveu fundar uma Associação de Mulheres Artesãs no Bairro São Felix, denominada “Arte e Vida” (AMAS). A data de fundação, aprovação dos Estatutos e Regimento Interno, Eleição da primeira diretoria e posse foi dia 27/06/2015. No dia 03/07/2015 (sexta-feira), às 15h, no Centro Comunitário Luterano, realizaram uma celebração ecumênica para comemorar a posse da primeira diretoria da entidade.

A decisão surgiu a partir da elaboração do diagnóstico rápido participativo do grupo e do seu planejamento estratégico, realizados com assessoria da assistente social Cristina Carvalho, funcionária do TJPE. Ela veio a Balsas realizar esse trabalho a convite do Pastor Nicolau Paiva – ministro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) que realiza o trabalho diaconal no bairro São Felix acompanhando o Grupo de Mulheres “Arte e Vida” e a Escola Bíblica para Crianças.

A maioria das integrantes usava o bordado como um passatempo. A partir de agora, no entanto, apostam na produção de artigos de croché, ponto cruz, ponto russo, bordado em fitas, dentre outras técnicas, para melhoria da sua renda familiar. Segundo pesquisa realizada dentre as integrantes da entidade 72% das mulheres ali associadas não possuem renda própria, dependendo diretamente da renda de seus companheiros. A constituição dessa associação surge como um exemplo do protagonismo que as mulheres podem exercer em prol de sua emancipação.

As associadas compartilham seus conhecimentos para que todas cresçam no domínio das técnicas artesanais. Além disso investem também em sua formação política discutindo-o temas como: gênero, negritude e trabalho, como na última oficina realizada com o apoio da Associação Camponesa (ACA), ligada à Igreja Católica (ICAR), e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A associação reúne-se semanalmente, às sextas feiras, no horário das 14 às 16 horas, na sede provisória da entidade, localizada no bairro São Félix.
Agradece a Diretoria da Associação de Mulheres Artesãs no Bairro São Felix “Arte e Vida” (AMAS).